Prato Cheio de Arte e Cultura: Arte e Inclusão Social

23/03/2005 16:27

Aconteceu a primeira versão do Projeto ?Prato Cheio de Arte e Cultura? (inicialmente Balaidigatu) nos dias 14 e 26 de fevereiro de 2005.

Nasceu atrelado ao programa da disciplina Prática de Ensino no curso de Arte-Educação do CCE/ UFPI.

Nesta sua primeira edição, ofereceu oficinas nas seguintes linguagens artísticas: Música (Arranjo, Prática Instrumental e Teoria Musical), Escultura/ Cerâmica, Pintura (técnicas diversas ? aquarela e guache), Desenho, História em Quadrinhos (HQ) e Fanzine, Canto (Técnica Vocal e Prática Coral) e Teatro.

Para a próxima edição já estão confirmadas outras oficinas, dentre as quais: Fotografia, Recreação e Lazer, Maquete, Danças Populares, Jardinagem, além de palestras sobre temas pertinentes ao campo da Educação Estética.

A Coordenadoria de Cursos, Seminários e Estágios Extracurriculares (CCSEE/ PREX) já emitiu 139 certificados relativos às atividades da primeira edição. Dentre os certificados estão jovens do Abrigo Feminino localizado no Bairro Saci (Zona Sul de Teresina) e jovens da Associação de Moradores do Bairro Piçarreira II. Assim, intensifica-se a função social da UFPI.

O Projeto ?Prato Cheio de Arte? é levado às comunidades que experimentam das atividades que serão aprofundadas durante o desenvolvimento das oficinas.

Nesta primeira edição, além das atividades com música e escultura, o Laboratório de Artes Cênicas da UFPI mostrou o espetáculo Pantomima nº 1, que visa provocar a consciência do público em relação aos temas tratados pela ecologia na atualidade (desenvolvimento sustentável, poluição, recursos naturais etc.).

Para o ?Prato Cheio de Arte? (versão 2), o caráter itinerante do projeto terá continuidade e será levado às associações de moradores, instituições e praças públicas.

A repercussão do Projeto foi positiva, e dentre as manifestações que comprovam este fato está o convite das Prefeituras de Amarante e Dom Pedro interessadas em contribuir para a atuação do Projeto junto às suas respectivas Secretarias de Educação e Cultura.

Este Projeto é coordenado pelos docentes Francisco Carvalho e Carla Pedrosa e tem a iniciativa dos alunos de Educação Artística da disciplina Prática de Ensino I e II.

Fonte: Relatório do Projeto Cultural