Professor Santos Rocha assume a direção do CCS

24/03/2005 09:18

Santos Rocha - Diretor do CCSUm clima amistoso e descontraído marcou a transmissão do cargo de diretor do Centro de Ciências da Saúde na última quarta-feira (23) no auditório do CCS. O diretor que saía, professor Noé Fortes, prestou contas de sua gestão, elogiando a atitude da Administração Superior de valorizar o mérito acadêmico e tratar a Universidade como um ?todo? sem um ?dono?.

O Diretor que assumia, professor Santos Rocha, foi solidário em seu discurso. Conclamou os profissionais da Medicina a travarem uma luta por mais ações preventivas na área de saúde. Disse que é preciso avançar na busca de soluções dos problemas que a sociedade enfrenta e defendeu uma saúde universalizada, em que usuários, trabalhadores e gestores devam atuar sem preconceito, sem distinção de gênero, etnia ou classe social.

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, lançou mais um desafio aos docentes da Universidade: atualizar as grades curriculares dos cursos de Graduação. Citou como exemplo o curso de Física, que formava um ou dois alunos por semestre e, depois que atualizou suas grades curriculares, vem colocando um número considerável de profissionais no mercado de trabalho a cada semestre. O reitor destacou a iniciativa dos professores que elaboraram o projeto de Doutorado em Ciências Médicas da UFPI com a Unicamp, na pessoa do professor Benedito Borges, e disse que esse é um exemplo que precisa ser seguido por outros professores da UFPI em seus departamentos.

Após a solenidade o professor Santos Rocha falou sobre suas ações frente à Direção do CCS. Informou que a contratação de mais professores é uma das primeiras medidas, mas ainda está tomando pé da situação do Centro para, em seguida, programar seus projetos. Disse sentir-se satisfeito com a garantia do professor Luiz Junior de construir, até o final do ano, um espaço para abrigar o Departamento de Farmácia, que é um desejo antigo do professores e professoras da área.