Brasil Brasil Acesso

Notícias

Autoridades prestigiam transmissão de cargo no CCA

04/04/2005 17:05

Bastante prestigiada a solenidade de transmissão do cargo de Diretor e Vice-Diretor do CCA ocorrida na última quarta-feira, na quadra de esportes do Campus da Socopo, ocasião em que o Prof. Dr. João Batista Lopes recebeu o cargo de Diretor do CCA do Prof. Manoel Ferreira de Lima, após missa de ação de graças e apresentação do Coral da UFPI.

No seu discurso o Prof. Manoel Ferreira de Lima disse que sua mensagem de ?unir para construir? surtiu o efeito necessário na busca de uma educação de qualidade. Revelou também que o CCA é um Centro que conta com planejamento estratégico (PDI do CCA) para o período 2003/ 2007. Apresentou enfaticamente um rol de realizações de sua administração. Dentre tais citou: construção do Hospital Universitário Veterinário (HUV) com equipamentos modernos e adequados, LDI, Biotério, criação de cutias, 1º módulo de apicultura, dois laboratórios de informática, construção do canil (calazar), reforma completa do NUEPPA, Grandes Animais, biblioteca setorial, aquisição de 54 micros, 25 lupas, 60 computadores, criação de bases de pesquisa, funcionamento dos Cursos de Mestrado em Ciência Animal e Agronomia, RURALTEC, INEAGRO, ampliação das vagas dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, alteração do índice de qualificação docente passando de 2.7 para 3.5 etc.

O Prof. Dr. João Batista Lopes em seu discurso falou que estava recebendo o cargo com dois sentimentos: o da alegria e o da preocupação em função das contradições na concepção de valores. Fez abordagens sobre o setor primário piauiense e sobre a capacidade que terão no sentido de equacionar e contribuir para as possíveis soluções. Afirmou que dará atenção especial à melhoria da estrutura das salas de aula e também apoiará a pesquisa científica e tecnológica entre os estudantes, além de intensificar a parceria já existente entre o CCA e outras instituições como EMBRAPA, CODEVASF, SDR/ PMT, EMATER e outros órgãos, contribuindo no sentido de equacionar os problemas da agricultura e pecuária do Estado. Neste ínterim, enfatizou a capacidade instalada de qualificação docente do CCA. Neste sentido declarou que o Centro de Ciências Agrárias da UFPI conta com 48% de Doutores, 6% cursando Doutorado, 35% de Mestres e apenas 7% de especialistas. Isto tem impacto substantivo na matriz de financiamento da Instituição, pois 30% do volume dos recursos destinados à UFPI 30% dizem respeito ao peso da pesquisa e da pós-graduação.

Ao final apresentou o Projeto do Curso de Doutorado em Ciência Animal, depois de 63 dias de instalada Comissão com tal finalidade, ao tempo em que fez a sua entrega ao Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior.

O Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior agradeceu o empenho fecundo da Comissão que elaborou proposta do Curso de Doutorado em Ciência Animal, dando resposta substantiva, falando no amor que todos devemos cada vez mais nutrir pela UFPI, e estabeleceu alguns desafios: preenchimento do Currículo Lattes e fez um chamamento aos demais Coordenadores de Mestrado no sentido de produzir os Projetos de Doutorado. Falou que está se empenhando pessoalmente, e toda sua equipe, no projeto de dotar efetivamente a UFPI dos primeiros cursos de doutorado, e que irá à Brasília juntamente com a Profª Drª Maria Acelina Martins de Carvalho (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação) com o objetivo de entregar à CAPES o mais breve possível. Pediu também a formação de um mutirão para acessar o portal de periódicos da CAPES.

O evento foi considerado por todos como muito proveitoso por pelo menos três motivos: (1) a prestação de contas da diretoria que sai, apresentando substantivas realizações, (2) o discurso prospectivo e acadêmico da diretoria que entra e, sobretudo (3) pela entrega ao Reitor, em tempo recorde, do Projeto do Curso de Doutorado em Ciência Animal, fundamental para os planos da atual Administração Superior da UFPI.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.