Iniciado o Período Letivo do Programa Terceira Idade em Ação

06/04/2005 08:04

O período letivo do primeiro semestre de 2005 do Programa Terceira Idade em Ação ? PTIA, da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão da UFPI, foi iniciado nesta segunda-feira, com a realização de uma missa, no SINTUFPI, celebrada pelo Padre Newton Pereira, na presença de dezenas de alunos do programa.

O PTIA faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitária para a Terceira Idade ? NUPEUTI, e é voltado para pessoas que tenham idade igual ou superior a 60 anos.

O Programa funciona no Centro de Ciências Humanas e Letras/CCHL e atende atualmente a mais de 200 idosos, através de aulas de dança, yoga, aula de nutrição, espanhol, pintura, computação, dentre outras atividades.

Durante a missa o Padre falou sobre ?Solidariedade e Paz?, tema da Campanha da Fraternidade deste ano e o grupo Ethus, da comunidade Bom Jesus, apresentou a performance ?Encontro com a Paz?.

O evento contou ainda com o lançamento da Cartilha ?Idoso Saudável e Feliz?, organizada pelo aluno do PTIA, Deusdédith de Sousa Gália, abordando temas de interesse dos idosos. A Cartilha faz parte do projeto ?Estratégias em Educação para a Qualidade de Vida e Exercício da Cidadania da Pessoa Idosa?, apoiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Nesta quarta-feira o NUPEUTI estará realizando uma aula inaugural com o tema: ?A parceria da Educação como um dos tripés para o envelhecimento saudável?. A aula marcará o início do curso de Pós-Graduação em Gerontologia Social do Núcleo e será ministrada pelo Secretário Estadual de Educação e Cultura do Piauí, Antônio José Medeiros, no Auditório Noé Mendes do CCHL a partir das 18 horas. Trinta pessoas participarão da especialização, que tem por objetivo formar profissionais para lidar com idosos.

Fonte: Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão