Hospital Veterinário passa a oferecer serviço de radiografia digital

01/07/2013 09:12

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí iniciou nesta quarta-feira (26) o serviço de radiografia digital. No Brasil, existem 28 hospitais veterinários em universidades federais, entre os quais, o Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI é o quarto a possuir o aparelho de radiografia digital e o único no Norte/Nordeste a oferecer esse serviço.

Prof. João Macedo, coordenador do serviço de radiografia do HVU/UFPI, manuseando o aparelho de radiografia digital

O serviço de radiografia digital é coordenado pelo professor Dr. João Macedo com a colaboração do professor Dr. Flávio Alves e conta também com a participação de dois residentes que auxiliam no serviço. Para o prof. João Macedo, diretor do HVU e professor da disciplina de Diagnostíco de Imagem, esse tipo de radiografia utiliza uma tecnologia de ponta possibilitando análises e resultados mais rápidos e precisos; além, de maior qualidade e facilidade em armazenamento e transferência dos exames. O aparelho também gera economia de material; pois antes da impressão, pode-se verificar a qualidade da imagem.

Residentes do HVU/UFPI utilizam o equipamento sob a supervisão do Prof. Dr. Flávio Alves

Professor Macedo e residentes durante análise de radiografia digital: rapidez e qualidade

Serviço de Diagnóstico por Imagem - HUV/UFPI

O Serviço de Diagnóstico por Imagem é oferecido desde a inauguração do HVU. Neste setor são realizados os exames radiográficos e ultrassonográficos. O Prof. Dr. João Macedo com a colaboração do Prof. Dr. Flávio Alves coordenam a equipe responsável por esse setor. Atualmente, são orientados dois residentes ligados diretamente ao setor, e seis alunos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciência Animal.

Aparelho de Raio-X tradicional

O aumento do fluxo de casos (em média 20 casos/dia) tem demandado esforços para continuar mantendo a oferta do diagnóstico por imagem com eficiência, qualidade e permitindo o diagnóstico de afecções clínicas em tempo hábil.

Aparelho de radiografia digital

No intuito de manter seu padrão de qualidade na prestação de serviços à comunidade, surgiu a necessidade de adquirir um equipamento de radiografia digital. A aquisição desse equipamento coloca o HVU/UFPI entre as referências nacionais que prestam serviços de imagem em hospitais veterinários utilizando equipamentos com tecnologia digital.

Hospital Veterinário Universitário (HVU)

O Hospital Veterinário Universitário (HVU) foi inaugurado no dia 09 de setembro de 2003. Desde então, presta serviços laboratoriais e de atendimento hospitalar, com atendimento ininterrupto (24 horas), funcionando inclusive finais de semana e feriados. As atividades são desenvolvidas por professores, médicos veterinários, residentes e pessoal/técnico-administrativo.

O HVU conta com nove setores técnicos, como Anatomia Patológica, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Laboratório de Parasitologia, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Doenças Infecciosas, Laboratório de Patologia Clínica, Serviço de Diagnóstico por Imagem e Laboratório de Reprodução Animal.

Para mais informações: (86) 3215-5538 - Hospital Veterinário Universitário