UFPI realizará IV Encontro da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação

26/11/2015 13:48

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM), convida à toda comunidade acadêmica para a abertura do IV Encontro da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação, a ser realizada na próxima quarta-feira (02) no Campus Ministro Petrônio Portela em Teresina. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Comunicação, Subjetividade e Identidade (EPCIS) do Curso de Comunicação Social da UFPI, coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Said.

O evento, que ocorre às 18h30min no Cine Teatro da UFPI, conta com a presença dos palestrantes prof. Dr. Ciro Marcondes Filho da USP e do Prof. Vicente Castellanos da Universidad Autónoma Metropolitana no México.

O Encontro da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação

O primeiro Encontro Nacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação, organizado pelo FiloCom (Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação) da ECA/USP, foi uma reunião científica cuja meta era reunir fisicamente, pela primeira vez, os grupos de pesquisa integrantes da Rede de Núcleos de Pesquisa em Comunicação, criada em 2011, como atesta trecho de documento elaborado após o evento citado: "a Rede de Estudos da Comunicação foi articulada pela necessidade de maior diálogo entre os pesquisadores e professores da área da comunicação. Tem­-se como objetivo a organização de um espaço comum para aproximações, trocas acadêmicas e atualizações bibliográficas e de pesquisa. Um espaço comum de circulação de ideias, espécie de fórum aberto e contínuo, que nos permita manter atualizados e em discussão constante".

É nesse sentido que UFPI busca, por meio do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Comunicação, Identidade e Subjetividade, dar continuidade à ação inovadora do Filocom ECA/USP na referida área, com o objetivo de promover a institucionalização desse debate e da consolidação da rede de núcleos.