XXIV Seminário de Iniciação Científica realiza apresentação oral

26/11/2015 16:52

Apresentação de 36 trabalhos aconteceu no CCE, CCS e CT da UFPI

Em sequência à programação do XXIV Seminário de Iniciação Científica, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou-se na tarde desta quinta-feira (26), a apresentação oral de 36 trabalhos de iniciação científica. A exposição científica dos estudantes, que distribuiu 12 apresentações por local, foi promovida no auditório de três centros desta Instituição: Centro de Ciências da Educação (CCE), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Tecnologia (CT).

Apresentação Oral no Centro de Ciências da Educação

Neste centro aconteceu a exposição oral de trabalhos na área de Ciências Humanas, Sociais, Aplicadas, Letras e Artes. A cada edição o comitê interno do Seminário de Iniciação Científica elege os melhores trabalhos da exposição em pôsteres, para a posterior apresentação oral.

No Centro de Ciências da Educação (CCE), a comissão de avaliação é composta pelos docentes: Prof. Dr. Francisco Alves Filho, Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho, Profa Dra Ana Maria da Silva Rodrigues e Profa Dra Neide Cavalcante Guedes.

Membro da Comissão avaliadora, Prof. Dr. Francisco Filho

Segundo o Professor Francisco Filho, lotado no Departamento de Letras da UFPI, a oportunidade de apresentação oral tem maior visibilidade pela presença da plateia e membros do comitê externo. "É o momento de o aluno ter um feedback maior do comitê externo, porque eles vão trazer sugestões, críticas, com o objetivo de enriquecer o trabalho que está sendo exposto", acrescentou.

Aluna do 7º período do Curso de Comunicação Social, Ana Paula Diniz

A Aluna Ana Paula Diniz do 7º período, do Curso de Comunicação Social afirma o contentamento de participar pela primeira vez da exposição oral, apresentando ao público sua pesquisa realizada durante um ano. "Minha pesquisa foi sobre a análise do Discurso crítico, eu busquei perceber como a imagem dos candidatos à presidência da república, em 2014, foi construída nas capas da revista Veja", frisou.

Apresentação Oral no Centro de Ciências da Saúde

No Centro de Ciências da Saúde (CCS), a comissão de avaliação é formada pelos docentes: Prof. Dr. Paulo Michel Pinheiro Ferreira, Prof. Dr. Mariana de Deus Moura Lima e Profa Dra Maria Regiane Araújo Soares.

Membro da comissão avaliadora, Profa Dra Maria Regiane Araújo Soares

Segundo a Professora Regiane, docente do Departamento de Biologia, do Campus de Floriano, a busca pela Iniciação Científica tem se tornado crescente. "A cada edição é notável o maior número de alunos participando na exposição de pôsteres ou realizando outras atividades do Seminário de Iniciação Científica. Eu acredito que essa busca, resulta na ascensão dos Programas de Pós-Graduação. Aqui na UFPI, os programas de mestrado e doutorado chamam atenção destes então alunos de graduação, pela qualidade e excelente conceito junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)", destacou.

Récem-egressa do Curso de Medicina Veterinária, Camila Arrivabene Neves

A recém-egressa do Curso de Medicina Veterinária, Camila Arrivabene Neves, foi uma das 12 participantes no Auditório de Farmácia, que recebeu os trabalhos na área Ciências da Vida. "A minha pesquisa foi sobre as células-troncos na Geleia de Wharton, substância gelatinosa dentro do cordão umbilical, dos equinos. Esse trabalho, eu considero de grande valia, visto que o tratamento convencional de algumas doenças que acometem aos equinos, não é suficiente, então as células-troncos viriam como alternativa terapêutica", comentou.

Apresentação Oral no Centro de Tecnologia

No Centro de Tecnologia a comissão avaliadora é composta pelos docentes: Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto, Prof. Dr. João Carlos Medeiros, e Prof. Dr. Eulalio Gomes Campelo Filho.

Membro da comissão avaliadora, Prof. Dr. João Carlos Medeiros

Segundo o Professor João Carlos, lotado no Departamento de Agronomia, do Campus de Bom Jesus, os trabalhos apresentados serão na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. "Ao longo dessa tarde, serão apresentados, pesquisa de alta qualidade, demonstrando o empenho dos nossos alunos de Iniciação Científica, e do apoio da nossa Universidade na realização do evento", pontuou.

Estudante do 9º período em Agronomia, Edivaldo Sousa Santana

O Estudante do 9º período em Agronomia, Edivaldo Sousa Santana apresenta o trabalho "Desenvolvimento de arroz de terras altas e resposta na adubação de cobertura". "Em relação ao nosso experimento, estamos testando o desenvolvimento de arroz de terras altas, em relação à adubação de coberturas. Nós temos conhecimento do potencial agrícola do Brasil, visto que a agricultura representa uma grande parte da nossa economia, no entanto, na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o potencial no desenvolvimento na cultura do arroz, ainda é muito aquém do que se pode atingir. Então o objetivo da pesquisa, é potencializar a cultura de arroz, por meio de uma adubação equilibrada", afirmou.

Após a apresentação dos 12 trabalhos realizados em cada centro, a comissão será responsável por eleger três trabalhos vencedores.