Brasil Brasil Acesso

Notícias

XXIV Seminário de Iniciação Científica: 3º dia com apresentação de banners

XXIV Seminário de Iniciação Científica: 3º dia com apresentação de banners

27/11/2015 15:34

Na manhã desta sexta-feira (27), o último dia do XXIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) prosseguiu com a exposição de pôsteres nos Espaços Rosa dos Ventos e Noé Mendes. Foram apresentadas 388 pesquisas científicas desenvolvidas pelos alunos da Universidade, nos programas de Iniciação Cientifíca Voluntária (ICV) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Ao todo, foram apresentados 760 trabalhos durante o Seminário. 

A Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, visitou a exposição. "Esses alunos são privilegiados. Eles atenderam à um chamamento da Universidade que é fazer o aluno participar dessa experiência da pesquisa, da iniciação científica, seja ela remunerada ou não. É uma oportunidade que esse aluno tem de conviver no ambiente da pesquisa e, desde já, vislumbrar a pós-graduação. Esses alunos já foram inseridos num ambiente onde há a articulação entre o ensino e a pós-graduação. A mensagem que eu deixo é que busquem conhecer esse universo da geração do conhecimento, de como geramos e de como divulgamos esse conhecimento", destacou.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Com o título "Aspectos técnicos da drenagem urbana de uma região de Teresina", o aluno do 10º período de Engenharia Civil e bolsista do PIBIC, Yan Nunes, apresentou seu trabalho no último dia do Seminário. "A população teresinense sofre anualmente com problemas de inundações. Investiguei quais são os aspectos que tornam o sistema de drenagem em Teresina ineficiente. O objetivo geral foi fazer uma análise crítica desse sistema e, também, fazer uma descrição e identificação dos sistemas de drenagem da região escolhida, que foi Bairro São Pedro (Teresina)", disse. 

Aluno do 10º período de Engenharia Civil e bolsista do PIBIC, Yan Nunes

Na região estudada, a pesquisa considerou o sistema composto por "sarjeta" (escoadouro nas ruas para água da chuva) e "boca de lobo" (proteção para bueros). "Os problemas encontrados na pesquisa podem ser observados em outros lugares de Teresina. Pude resumir em três análises: a população, que é responsável pelo despejo de esgoto e resíduos sólidos que entopem as bocas de lobo; o setor administrativo, que deve incentivar melhores práticas novas e não só investir nesse sistema clássico e, por último, o próprio sistema, devendo haver uma integração dos dois últimos para propor um sistema alternativo de drenagem", explicou. 

O aluno de Comunicação Social, Roberto Araújo, apresentou pesquisa sobre rádios universitárias 

O aluno de Comunicação Social e Bolsista do ICV, Roberto Araújo, apresentou sua pesquisa "Rádios Universitárias: Levantamento, características e modelos de produção radiofônica pelo Brasil", na qual fez um levantamento das grades de programação das rádios. De acordo com levantamento do portal do rádio, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), existem 62 rádios brasileiras vinculadas a instituições de ensino. "Na análise, chegamos ao resultado de que a maioria das rádios universitárias possuem programação musical e jornalística ou informativa. E o que está menos presente é o gênero ficcional. Percebemos ainda, que o modelo geral das rádios universitárias se apropriam do modelo da rádio fm, que é o jornalístico informativo com o musical. O diferencial que as rádios universitárias vão apresentar é o gênero educativo cultural, em que não é comum a presença do gênero publicitário", afirmou.

Para Roberto Araújo, a pesquisa foi uma oportunidade de aprofundar aquilo que estudou na graduação. "Além de contribuir para minha graduação, a pesquisa contribui para a formação do conhecimento científico de um modo geral. Num próximo estudo sobre rádios universitárias, já pode-se partir desse levantamento, ou até mesmo montar uma proposta de programação de rádio", ressaltou. 

O XXIV Seminário de Iniciação Científica encerrará nesta sexta-feira (27) com a cerimônia de entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica que acontecerá às 16h, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.