Lançamento do Livro "Plantas Medicinais e a Doença de Alzheimer"

27/11/2015 17:36

Livro promissor para a elaboração de novos medicamentos e avanço no tratamento da doença de Alzheimer

Dando continuidade a programação do XXIV Seminário de Iniciação Científica, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aconteceu na tarde desta sexta-feira (27) o lançamento do livro "Plantas Medicinais e a Doença de Alzheimer". Coordenado pela Prof. Dra. Christiane Mendes Feitosa, do Departamento de Química, o livro apresenta plantas nordestinas promissoras para a elaboração de novos medicamentos e avanço no tratamento da doença de Alzheimer.

Prof. Dra. Christiane Mendes Feitosa apresentando seu livro

"Depois que comecei a fazer o doutorado na área de plantas medicinais no Ceará, os pesquisadores de lá buscavam plantas que inibem uma enzima chamada acetilcolinesterase, pois sabe-se que o tratamento da doença utiliza um medicamento que vem de plantas chamado Galantamina. A doença está envolvida com lesões nos neurônios que causam placas senis, então, esse medicamento aumenta o nível de um neurotransmissor no cérebro que ajuda a melhorar a memória das pessoas, como essa Galantamina vem de plantas da Rússia, a partir disso resolvi fazer esse apanhado com plantas aqui no Nordeste", declarou a Prof. Dra. Christiane Mendes Feitosa.

Público presente

Além disso o livro conta com a colaboração da Nutricionista Prof.ª Drª. Joilane Alves, ela cita os alimentos que devem ser evitados e os alimentos que devem ser mais consumidos. O lançamento realizou-se no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) durante a Premiação do XXIV Seminário de Iniciação Científica.