Brasil Brasil Acesso

Notícias

Campanha Novembro Azul realiza manhã com palestra e atividades na UFPI

Campanha Novembro Azul realiza manhã com palestra e atividades na UFPI

30/11/2015 14:50

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na manhã desta segunda-feira (30), atividades de conscientização da saúde do homem, conforme a Campanha "Novembro Azul". A ação foi realizada pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI) e a GEAP, operadora de plano de saúde dos servidores públicos. A programação contou com palestra sobre o câncer de próstata e ginástica laboral.

Superintendente de Recursos Humanos, Prof. Me. Lauro Viana

O Superintendente de Recursos Humanos, Prof. Mse Lauro Viana, ressaltou a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (SINTUFPI) e a GEAP. "É importante a Superintendência iniciar um conjunto de ações que promovam a saúde do servidor, aproximando a administração superior do sindicato. Essa atividade busca, também, prevenir problemas como afastamento, aposentadorias precoces que acontecem na Universidade. A Superintendência de Recursos Humanos, junto com a GEAP e o Sindicato dos docentes da UFPI preparou esse evento com palestra e serviços da área de saúde para incentivar nossos servidores a se prevenirem e buscar saúde", disse. 

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI, André Gonçalvez

A atividade da campanha contou com apoio do Sindicado. "Prezando pela saúde do servidor, resolvemos tratar desse tema que causa muito preconceito, o câncer de proposta. Os homens precisam saber quais são as causas dessa doença, saber que tem cura, e que podem procurar ajuda médica. O evento serve para esclarecer. O SINTUFPI está aberto para mais parcerias de atividades como essa", ressaltou o Presidente do SINTUFPI, André Gonçalvez. 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o sexto mais comum no mundo entre as doenças que afetam o homem. A campanha nacional "Novembro Azul" tem como objetivo sensibilizar a população masculina para realizar exames preventivos, assim como buscar reduzir a taxa de mortalidade devido a esse câncer. 

Enfermeira do GEAP, Marianna Gallas, apresentou palestra sobre câncer de próstata 

A enfermeira do GEAP, Marianna Gallas, lembra que a prevenção da doença ainda é motivo de tabu entre os homens. "O homem procura menos a assistência médica e, principalmente, quando envolve o assunto urologia. Ainda existe um tabu muito grande, por isso a importância dessa campanha para incentivar a promoção e os cuidados da saúde do homem. Em 95% dos casos, o câncer de próstata é descoberto em estágio avançado justamente porque o homem não vai ao urologista", lembra.

"O câncer de próstata pode ser diagnosticado através de exames, o principal é o toque retal, também existe a ultrassom transretal e exame laboratorial de dosagem do PSA. O homem deve ficar atento a sangramentos, dificuldade para urinar, dores, que podem ser causados pelo crescimento excessivo da próstata", informou a enfermeira. 

O Servidor Cícero Lima participou das atividades do Novembro Azul

O servidor Cícero Lima, que trabalha na manutenção predial da UFPI há 22 anos, parabenizou a ação. "A Universidade deve estar empenhada em atividades como essa porque é um tabu que temos que quebrar. Para quem não sabe dos sintomas da doença assusta mais, depois que conversei com as enfermeiras fiquei mais tranquilo", afirmou.

Confira mais fotos:

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.