Liga de Anatomia e Histologia realiza Campanha para Prevenção do Câncer

03/12/2015 11:16

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central, os retinoblastoma e linfomas (INCA, 2015 ).

Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2016 e em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210) (INCA, 2015 ).

Liga Acadêmica de Anatomia (LACA) e Liga de Histologia (LIHISTO)

A Liga Acadêmica de Anatomia (LACA) e Liga de Histologia (LIHISTO) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Picos realizou Quinta-feira (26/11) uma ação educativa no Centro de Picos , objetivando prestar informações à população sobre as formas de prevenção do Câncer de infantil e sobre a importância dos exames periódicos nas crianças como forma de prevenção

A atividade faz parte do projeto de extensão intitulado Liga Acadêmica de Anatomia (LACA) e Liga de Histologia projeto ligado a Pró reitoria de Extensão, coordenado pelo Dr. Gilberto Santos Cerqueira, professor de Anatomia Humana e Professor Felipe Carneiro professor de Histologia . A ação envolveu os alunos de graduação, que integram a LACA e LIHISTO.

Os professores explica que as mães devem estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais da doença como febre prolongada, sem causa identificada, manchas roxas e sangramento pelo corpo, sem machucados, vômitos acompanhados de dor de cabeça, caroço em endurecidos na axila e virilha e crescimento do olho.

A campanha foi realizada em alusão ao o dia 23 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Entre os principais objetivos estão estímulo a ações educativas e preventivas associadas à doença, promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer, difusão dos avanços técnico-científicos relacionados com a doença e promoção de apoio para crianças e seus familiares.