UFPI realiza abertura do I SIPPAN

03/12/2015 11:28

Apresentação artística do Coral da UFPI iniciou a abertura do I Simpósio

Teve início na manhã desta quinta-feira (03), o I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, que acontece até esta sexta-feira (04), tem como principal objetivo o de fomentar as discussões sobre a importância das novas tecnologias para as várias áreas do conhecimento, especialmente no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde e nutrição. Nesta primeira edição, o Simpósio conta com a temática "Ciência, Inovação, Tecnologia e Saúde".

Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha; a Coordenadora da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Profa. Dra. Adriana Paiva; a Chefe do Departamento do Curso de Nutrição, Profa. Dra. Dilina Marreiro; a Coordenadora do Curso de Nutrição, Profa. Dra., Ivonete Campelo, e a docente Profa. Dra., Maria Rita Chaves.

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Em seu pronunciamento, a Professora Nadir Nogueira contou que a proposta de desenvolver o Simpósio nasceu na disciplina Seminário I, ministrada pela Professora Cecília Maria Resende na primeira turma do Doutorado em Alimentos e Nutrição. "Inicialmente nós fomos discutindo de maneira coletiva para saber se o evento seria comportável dentro de uma disciplina, ou se poderíamos pensar em um evento maior, na perspectiva de um grande congresso. Portanto, eu quero parabenizar a todos os membros da comissão por organizar o I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, de modo que pudesse ultrapassar uma disciplina, mobilizando também os alunos da graduação. Além disso, é o momento em que o aluno tem a oportunidade de aprender como se constrói um evento, escreve e encaminha um memorando, constituindo um exercício importante para os nossos estudantes", destacou.

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha

O Professor Helder Cunha aproveitou a temática do evento "Ciência, Inovação, Tecnologia e Saúde" para reafirmar o compromisso da Administração Superior da UFPI em apoiar eventos com tal iniciativa. "Hoje a Universidade também promove o II Congresso Internacional de História e Literatura Latino-Americana e Caribenha, já na Cidade de Luís Correia, a UFPI realiza à noite o I Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Medicina III CAPES. Sem falar que semana passada a nossa Instituição realizou o IV Workshop da Pós-Graduação em Física. Então, a realização de eventos acadêmicos simultâneos demonstra o incentivo que a UFPI vem exercendo em relação ao desenvolvimento da pesquisa científica", frisou.

Coordenadora da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Profa Dra Adriana Paiva

Segundo a Professora Adriana Paiva, o Simpósio representou um desafio aos 10 doutorandos da primeira turma de Doutorado. "Desde o início deste Programa de Pós-Graduação há sete anos, havia se promovendo seminários de discussão científica, mas atualmente resolvemos ampliar um pouco a modalidade, porque afinal de contas temos um Doutorado, o que resultou na realização de um evento com uma maior proporção. Nós tivemos mais de 180 inscritos no Simpósio, além disso, houve a inscrição de 100 trabalhos nesses dois de programação", comentou.

A palestra "Inovação Tecnológica na Área de Alimentos e Nutrição", ministrada pela Professora Maria Rita Chaves deu início a programação do I Simpósio de Alimentos e Nutrição.

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição organizam o I Simpósio