Biologia realiza defesas de DINTER - UFPI/Universidade Estadual de Maringá

09/12/2015 11:26

Na última terça-feira (8/12) teve inicio as defesas de teses resultantes do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. O programa de doutorado é uma parceria da UFPI com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Paraná. As defesas aconteceam no Auditório Prof. João Porfírio de Lima Cordão, do Departamento de Biologia. Dando seguimento às defesas, na manhã desta quarta-feira (8/12), a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, juntamente com a Diretora do CCN, Profª Drª Conceição Lage participaram da abertura dos trabalhos.

Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Na oportunidade a  Vice-Reitora agradeceu a parceria com a Universidade de Maringá na pessoa da Profª Drª Cláudia Bonecker e demais professores presentes ressaltando a importância dessa modalidade de programa na qualificação de recursos humanos, destacando a participação dos professores do Campus de Picos e Bom Jesus, além de Teresina. "Ampliar o número de doutores em nossa instituição é de suma importância para o avanço nas pesquisas e na pós-graduação.   Isso gera na Universidade a formação de massa crítica em áreas específicas do conhecimento criando um ambiente propício para nucleação de docentes na perspectiva da elaboração do aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) em nível de mestrado na área. A UFPI desempenha um papel importante na qualificação de recursos humanos, que atendem as demandas do Estado do Piauí e as pesquisas devem estar em consonância com a realidade do estado e do país", afirma.

Abertura da Apresentação de Defesa de Doutorado do DINTER em Ecologia

A Coordenadora Institucional do DINTER na UFPI, Prof.ª Dr.ª Gardene Sousa ressaltou a oportunidade de professores se qualificarem dentro da própria instituição. "O projeto do DINTER entre a UFPI e UEM foi aprovado em 2012. Dessa forma, selecionamos os professores e estamos com 8 docentes no programa. Desses, duas defesas se apresentaram ontem e hoje, em tempo recorde, já que o prazo para finalizar o projeto é em agosto de 2016", comemora.

A Coordenadora do DINTER da instituição promotora (UEM), Prof.ª Dr.ª Cláudia Bonecker, destacou a troca de experiências entre regiões diferentes "O programa DINTER possibilita a formação de doutores professores de instituições de ensino público superior. Para os professores de Maringá, é sempre uma parceria muito interessante, porque temos a oportunidade de conhecer a realidade de pesquisa de outra região do país. Enriquece muito através troca de experiência", diz a coordenadora.

Uma das defesas apresentadas foi a do professor João Marcelo de Castro Sousa, do Campus de Picos (UFPI), com o título "Variação ambiental, genotoxicidade e ecotoxicologia de um rio tropical do semiárido brasileiro". "Minha pesquisa teve como foco a avaliação de qualidade de água do Rio Guaribas, localizado na região da cidade de Picos. Pesquisei o impacto ambiental da ação humana, e também analisei os dados biológicos e os efeitos presentes nessa ação humana que está acontecendo durante os últimos dez anos na cidade", diz.

"O Rio Guaribas é muito importante para região centro-sul do estado do Piauí, e ainda não se tinha nenhuma pesquisa de avaliação de sua água. O projeto serve, portanto, para mostrar para a sociedade que vive ali a importância da preservação do meio ambiente, assim como cobrar políticas de monitoramento da qualidade de água do Rio", explica João Marcelo.

Doutorado Interinstitucional (DINTER) é um programa em que turmas  de doutorado são conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. As turmas estão vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. A instituição promotora é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.