IX Seminário de Ciência Política inicia as atividades nesta quarta-feira

09/12/2015 12:10

GTs e Minicursos acontecem nas salas do CCHL

Teve início na manhã desta quarta-feira (09), o IX Seminário de Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, que acontecerá até esta sexta-feira (11), tem como tema principal "30 anos de Democracia no Brasil". Ao longo destes três dias, os estudantes inscritos no Seminário poderão discutir acerca do processo de democratização no Brasil, bem como sobre a dinâmica institucional, da cultura política, dos partidos políticos, das eleições etc.

Prof. Dr. Raimundo Batista Júnior, é docente do Curso de Ciência Política da UFPI

Segundo o Prof. Dr. Raimundo Batista Júnior, a escolha da temática para a nona edição do Seminário além do motivo comemorativo serve para refletir sobre a democracia dentre os 30 anos de sua implantação. "Nós buscamos com o Seminário chamar a atenção para o processo de consolidação do regime democrático e do estado de direito no nosso país. Além disso, será a oportunidade para debater o caminho que deve ser percorrido para a solidificação de questões como os direitos pessoais, as instituições modernas, direitos de participações políticas, entre outros assuntos", frisou.

Isadora Lemos, estudante do 4º período em Ciência Política

A programação do evento é composta por Grupos de Trabalhos (GTs). No GT4, foi exposto trabalhos científicos com a temática "Política Social e Democracia", ministrados por mestrandos da Pós-Graduação em Ciência Política. A aluna Isadora Lemos, do quarto período da Graduação em Ciência Política conta que a discussão deste GT se centra na formação de políticas públicas. "O debate que acontece no GT4 busca relacionar estado, sociedade, mercado e outras dimensões da vida social, e como elas se intercalam para a construção de políticas sociais e também de políticas públicos, como por exemplo, medidas para a redução da pobreza, melhorias nas condições de trabalho e etc", comentou.

GT2 - Instituições Políticas

Na noite de hoje (09) será realizada a palestra de abertura do IX Seminário de Ciência Política, que contara com a discussão "30 anos de Democracia no Brasil onde estamos?", ministrada pelo Prof. Dr. Cláudio Couto (FGV-USP) no auditório do CCHL.