Professor da UFPI receberá o Prêmio Luiz de Castro Faria

09/12/2015 17:47

O Prof. Dr. Ângelo Alves Corrêa, do Curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), receberá na próxima quinta-feira (10), em Brasília, o prêmio de melhor tese do ano de 2014, selecionada pela 3ª edição do Prêmio Luiz de Castro Faria, e, receberá também Menção Honrosa pela mesma tese na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A tese defendida na USP no ano de 2014,  disserta sobre a história das populações falantes de línguas Tupi. O estudo foi baseado nas características de vasilhas cerâmicas encontradas nos sítios arqueológicos relacionados a povos Tupi. Foram estudados artefatos em quarenta e cinco museus e coleções diferentes, localizadas em quinze estados brasileiros. Um dos resultados da pesquisa foi permitir a revisão dos modelos sobre origem e rotas de migração baseando-se nos fenômenos de continuidade e mudança dos vasilhames cerâmicos.