Aula Inaugural do DINTER em Ciências Jurídicas

15/12/2015 10:59

Aula Inaugural do Dinter em Ciências Jurídicas

Na noite desta segunda-feira (14), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou a abertura do Doutorado Interinstitucional em Ciências Jurídicas resultado da parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A palestra, que iniciou a aula inaugural, foi ministrada pelo Prof. Dr. Martônio Mont'alverne da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A solenidade aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas.

Na ocasião, estiveram presentes, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PRPG), Prof. Dr. Hélder Nunes da Cunha; o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Prof. Dr. Nelson Juliano Matos; A Coordenadora do Curso de Graduação em Direito, Profa. Germana Trindade; A Representante da Coordenação do DINTER na UFPI, Profa. Adriana Castelo Branco; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Profa. Dra. Lorena de Melo Freitas; e o Coordenador do DINTER em Ciências Jurídicas da UFPB, Prof. Dr. Enoque Feitosa Filho.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Professor José Arimateia ao saldar os convidados da aula inaugural reafirmou os compromissos da Administração Superior da UFPI. "Desde que assumimos a gestão da UFPI há três anos, nós implementamos um novo modelo de gestão na Universidade, que se baseia no compartilhamento e diálogo com a comunidade acadêmica. Dentro das demandas solicitadas pela nossa comunidade, estava o Curso de Mestrado em Direito, e nós nunca medimos esforços para a realização deste DINTER, que objetiva a futura concretização da Pós-Graduação nesta área acadêmica", frisou.

Diretor do CCHL, Prof. Dr. Nelson Juliano Matos

O Diretor do CCHL, Nelson Matos, comenta a importância do DINTER para o Curso de Direito da UFPI. "A realização do DINTER representa uma nova fase para a Graduação em Direito da nossa Instituição, logo vai permitir a formação do nosso próprio programa de Pós-Graduação. Apesar de ser o último estado da região nordeste, a ter o seu Mestrado em Direito, é válido ressaltar o empenho do nosso corpo docente, e também da Administração Superior da UFPI para a realização deste Doutorado Interinstitucional", destacou.

O Professor Enoque Feitosa ressaltou o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a realização do Doutorado Interinstitucional. "Além do apoio da Coordenação da área de Direito da CAPES, que esteve sob a coordenação do Professor Martônio Mont'alverne, também é preciso citar a atitude proativa e participante da Universidade Federal do Piauí, sobretudo na pessoa do reitor desta Instituição, o Professor José Arimateia, e demais representantes da Administração Superior. Todos eles não mediram esforços, para disponibilizar todas as condições, viabilizando a realização deste DINTER", pontuou.

Para a Professora Lorena Freitas, o dia 14 de dezembro marca o crescimento da Pós-Graduação no Brasil. "Na sexta-feira passada (11) foi aprovado novos mestrados e doutorados que em breve serão implantados por todo o país, mas é necessário salientar que em regiões historicamente, como o norte e nordeste, que sofrem com desigualdade econômica, o crescimento dos programas de Pós-Graduação é significativo", acrescentou.

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) são turmas de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. As turmas estão vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. A instituição promotora é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.

Confira o Vídeo