15 de Dezembro: Dia do Arquiteto

15/12/2015 12:14

O Dia do Arquiteto é comemorado anualmente em 15 de Dezembro, no Brasil. O arquiteto é o profissional que trabalha com o desenvolvimento de projetos, na supervisão e também na execução de obras de arquitetura. O trabalho do arquiteto pode envolver todas as áreas que são relacionadas ao controle e desenho do espaço.

A profissão existe, no Brasil, desde que a Escola Nacional de Belas Artes foi criada no Rio de Janeiro, o que aconteceu no começo do séculos XIX.

Origem do Dia Nacional do Arquiteto

O Concelho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) instituiu através da 8ª Resolução, de 15 de Dezembro de 2011, o dia 15 de Dezembro como o NOVO Dia do Arquiteto e Urbanista.

A nova data, 15 de Dezembro, foi escolhida por ser a data de nascimento do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, responsável por pensar e projetar a capital do Brasil, Brasília, e por diversos prédios e monumentos que são ícones da arquitetura moderna.