Centro de Ciências da Educação (CCE) celebra 40 anos

18/12/2015 14:28

Na manhã desta sexta-feira (18), realizou-se a solenidade de encerramento das atividades de celebração dos 40 anos do Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto, da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI). O CCE surgiu de um departamento embrionário, na época, um Departamento de Educação criado em 1971, pelo então Reitor Élsio Ulhoa. Em 1975, já com o Reitor José Camilo da Silveira, por meio da resolução 10/75, no dia 19 de março daquele ano foi instituído o Centro. Na Unidade Acadêmica são ofertados os bacharelados em Comunicação Social (Jornalismo) e Moda (Design e Estilismo), assim como as licenciaturas em Pedagogia (Magistério), Educação do Campo, Artes Visuais e Música.

Solenidade aconteceu no Auditório Salomé Cabral

A solenidade, que foi promovida no Auditório Salomé Cabral, contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; do Diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. José Augusto Sobrinho; além de chefes e coordenadores de cursos e estudantes das graduações e pós-graduações lotadas no CCE.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Professor José Arimatéia afirmou a aprovação do teste de aptidão em Artes e Música e também destacou a importância do Centro de Ciências da Educação não só para a comunidade acadêmica, mas também para o Piauí. "A história do CCE se confunde com a história da própria UFPI. O Centro tem uma grande contribuição para o trabalho realizado pela nossa Instituição em relação ao Piauí, isso porque, no processo de formação de todas as áreas de professores, eles têm que passar pelo CCE. Além disso, o primeiro Programa de Pós-Graduação foi criado aqui, na atualidade, a nossa Universidade dispõe de um número total de 48 Programas".

Diretor do CCE, Prof. Dr. José Augusto Sobrinho

O Professor José Augusto considera o CCE a principal agência formadora de professores, jornalistas e profissionais da área de Artes, Música e Moda do Piauí. "Nós somos pioneiros na instalação do primeiro mestrado, então, ao longo dos tempos, temos ampliado as ações, qualificando milhares de profissionais nas graduações em Pedagogia, Comunicação, Artes, Música e Moda, como também titulamos mestres e doutores em Educação e mestres em Comunicação", frisou.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal, falou do seu legado há 21 anos como docente no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. "Eu acompanho, portanto, desde o ano de 1994 até a presente data. Eu me sinto honrada em fazer parte do CCE, como também de ter participado do crescimento não só deste Centro, mas também da Universidade. Desde quando cheguei, a minha primeira experiência foi como gestora na Coordenação do Curso de Pedagogia, e depois na Chefia de Departamento, passando posteriormente por outros segmentos da UFPI. Nessas experiências, pude acompanhar o andamento de projetos e percebo como o CCE cresceu nos últimos anos", ressaltou.

Profa. Dra. Conceição Carvalho

O primeiro Programa de Pós-Graduação da UFPI e também do estado do Piauí foi implantado em 1991, durante a gestão da Profa. Dra. Conceição Carvalho, que também foi a primeira mulher a assumir o cargo de Direção de Centro na Instituição. "A minha gestão teve suas dificuldades referente ao período, mas também foi gratificante, porque buscamos colocar o CCE no caminho da produção científica, por isso, a criação do mestrado. A nossa Pós-Graduação resultava em uma aspiração antiga, então, seguimos uma corrida para angariar um número de professores doutores de áreas afins, como o Centro de Ciências Humanas e Letras e conseguimos com isso a aprovação do primeiro mestrado", pontuou.

Professor Eudóxio Soares Lima Verde

Entre os anos de 1997 e 2005, a Administração do CCE esteve a cargo do Prof. Eudóxio Soares Lima Verde, que também foi um dos primeiros egressos do Curso de Pedagogia da UFPI. "Eu me sinto um profissional que recebeu tudo deste Centro, porque primeiro fui estudante e depois pude atuar na posição de gestor. Na minha Administração, juntamente com a Reitoria, com os colegas de Departamento, tenho a certeza que contribuímos com o crescimento do CCE", afirmou.

Homenagens aos docentes e técnicos-administrativos

Administração Superior homenageia a Professora aposentada Juraci Mendes Soares

Na oportunidade, a Administração Superior da UFPI realizou a homenagem aos docentes e técnico-administrativos que contribuíram com o crescimento do Centro de Ciências da Educação, levando em conta a ampliação das graduações e nos Programas de Pós-Graduação.

Professores do Departamento de Comunicação Social (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) são homenageados

O Diretor da Rádio FM Universitária, Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes, foi homenageado pela contribuição no planejamento do Mestrado em Comunicação, assim como outras ações. O docente é egresso da turma de 1986 do Curso de Comunicação Social. "Quando eu ingressei na UFPI, o Curso ainda não tinha o perfil que se tem hoje. Eu acredito que foi resultado de uma grande batalha, porque precisamos nos unir para permitir a qualificação dos nossos colegas. Desde o ano de 2005, momento que retornei do Doutorado, a maioria dos professores pode sair para capacitação, então pudemos realizar um segundo momento no Curso de Comunicação. Até esse ano, tínhamos o Curso de graduação e realizávamos algumas especializações, experiências assertivas. Quando os professores foram retornando das capacitações, além de continuar com as especializações, pudemos pensar no Mestrado em Comunicação, permitindo maiores voos aos nossos estudantes. Hoje, portanto, temos uma nova realidade não só no CCE, mas também no Curso de Comunicação", completou.