Centro Nacional de Pesquisa em Esporte e Lazer será implantado no DEF/UFPI

22/12/2015 15:38

Prof. Dr. Moisés Tolentino Bento da Silva, Coordenador do Centro; e Prof. Dr. Francisco Leonardo Tores Leal no Encontro Anual da REDE CEDES junto ao Ministério do Esporte, em Brasília-DF

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), vai implantar um Centro Nacional de Pesquisa em Esporte e Lazer, no Departamento de Educação Física.

Entre os dias 14 e 15 de dezembro de 2015 aconteceu junto ao Ministério do Esporte em Brasília-DF o Encontro Anual da REDE CEDES. A rede é uma secretaria do Ministério do Esporte que tem por objetivo fomentar pesquisa nas áreas de esporte e lazer, que neste ano lançou um edital para implantação e estruturação de 27 centros de pesquisa em esporte e lazer no Brasil, sendo 26 em cada estado e um no Distrito Federal.

O foco inicial do centro é promover estudos a cerca da situação do esporte e do lazer no estado do Piauí, desde o sul do estado até a região norte. O Centro receberá fomento para sua estruturação bem como compra de equipamentos, além de bolsas para pesquisadores e alunos vinculados ao centro. O projeto inicial tem duração de dois anos, podendo ser renovado por mais dois.

Prof. Dr. Moisés Tolentino Bento da Silva, Coordenador do Curso de Educação Física da UFPI e Coordenador do Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer do Piauí

De acordo com o Prof. Dr. Moisés Tolentino Bento da Silva, docente do Departamento de Educação Física da UFPI, a instalação do Centro é importante para o estado. "Esse é um passo muito importante para o estado do Piauí, pois, a partir de agora existirá no Piauí um centro de pesquisa na área de esporte e lazer fomentado pelo Ministério do Esporte e preocupado em resolver problemas relacionados a saúde e bem estar. Esse é primeiro passo que servirá para que no futuro muitas outras instituições se vinculem ao centro além de parcerias com o Estado e Município em prol de um melhor entendimento sobre Educação Física, Esporte e Lazer ", afirma.

No Estado do Piauí, o Centro será Coordenado pelo Prof. Dr. Moisés Tolentino Bento da Silva, docente do Departamento de Educação Física da UFPI e pelo Prof. Dr. Edmilson Santos dos Santos docente da UNIVASF. O centro conta ainda com outros docentes como o Prof. Dr. Francisco Leonardo Torres Leal da UFPI e o Prof. Dr. Luciano Juchem da UNIVASF.