Brasil Brasil Acesso

A UFPI / Reitoria

A Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o órgão máximo executivo da Universidade. É exercida pelo Presidente da Fundação da Universidade e, nas faltas e impedimentos deste, pelo Vice-Presidente da Fundação, que serão, respectivamente, o Reitor e o Vice-Reitor, nomeados na forma da legislação vigente. Compete ao Reitor representar a Universidade bem como coordenar e superintender todas as atividades universitárias.

Reitor (quadriênio 2012-2016): Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. É natural de Pindoretama - CE, casado desde dezembro de 1980, com a Profª. Dra. Antônia Maria das Graças Lopes Citó, professora da UFPI, com quem tem três filhos: Lorena Citó Lopes (Farmacêutica, mestre em Farmacologia e doutoranda do Programa RENORBIO) casada com Tércio Resende Santana, Alexandre Citó Lopes (bacharel em Ciências da Computação e estudante de Engenharia Civil) e Lara Citó Lopes (estudante de Arquitetura) e um neto, Tércio Filho.

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado - Nível III, docente do Departamento de Química da UFPI, desde março de 1978.

Pertence ao quadro de professores dos Programas de Mestrado em Química, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nos quais ministra disciplinas e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Publicou 31 artigos em Periódicos Nacionais e Internacionais e 148 Trabalhos em anais de Congressos Nacionais e Internacionais. Exerceu, na UFPI, os cargos de Chefe de Departamento de Química, Coordenador dos Cursos de Graduação em Química, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Diretor de Centro de Ciências da Natureza, Presidente da Comissão Central de Concursos e o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento. Vice-Coordenador Nacional do Programa Olimpíada Brasileira de Química e integrante dos Júris da Olimpíada Iberoamericana de Química e da International Chemistry Olympiad, que são constituídos por dois docentes de cada país-membro.

Como membro desses júris, representou o Brasil em olimpíadas de química realizadas em 19 países: Argentina, Alemanha, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Japão, México, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Turquia e Venezuela.

Nomeado em 14 de novembro de 2012 pela Presidenta da República Dilma Rousseff. Nomeação publicada no Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2012.

 

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.