UFPI realizará pregões para a compra de materiais

15/04/2005 17:43

A Pró-reitoria de Administração da UFPI está treinando desde quarta-feira três funcionários da Comissão Permanente de Licitação para realizarem pregões na universidade. A modalidade substituirá o atual regime de licitação a partir do dia 18 e visa reduzir os custos com compra de materiais em até 25%. O treinamento foi realizado por um representante do Ministério da Educação no Luxor Hotel de Teresina.

Segundo o Pró-reitor de Administração, Ordônio Moita, não havia na Universidade pessoas habilitadas para realizar pregões e foram escolhidos o presidente da CPL, Fábio Napoleão do Rego Paiva Dias, e os membros Belchior da Silva Martins e Nicolau Alves de Menezes. ?Não tínhamos condições de treinar os cinco membros da comissão porque o curso é caro e decidimos treinar três para agirem em regime de revezamento. Quando um deles não puder realizar o pregão teremos outro para substituir?, afirma Ordônio.

O regime de pregão é uma modalidade que já está sendo utilizada no serviço público nos últimos dois anos. Pelo sistema de licitação são solicitados os orçamentos e escolhe-se o menor preço. Já no sistema de pregão as empresas concorrem entre si para vender os seus produtos: comparam-se os preços e as empresas dão lances, ganhando quem oferecer o menor preço.