Inclusão digital na UFPI incentiva uso de softwares livres

28/04/2005 11:38

A Universidade Federal do Piauí planeja a implantação de um projeto de inclusão digital com implantação de 08 laboratórios de informática para possibilitar e incentivar o acesso ao portal de periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior ? CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br) e das principais bibliotecas digitais do mundo através de softwares livres.

O objetivo do projeto é fortalecer a pesquisa na UFPI, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, fomentando a iniciação científica, os mestrados e doutorados que estão sendo viabilizados. A UFPI conta com 09 cursos de Mestrado reconhecidos pela CAPES, sendo que dois já conseguiram reunir todas as condições para implantação do respectivo Doutorado.

O projeto pretende incluir alunos e professores no mundo digital e, conseqüentemente, aumentar a qualidade e quantidade de projetos de Pesquisa e Extensão nas diversas unidades de ensino da Universidade. É também intenção da Administração Superior da UFPI difundir o uso de softwares livres. O Reitor já está negociando com o Ministério da Educação a liberação de verbas federais para a construção dos laboratórios.

Dos 08 laboratórios que serão construídos, seis serão distribuídos entre os Centros de Ensino do Campus da Ininga; um no Campus Ministro Reis Veloso e outro no Campus do Junco. Cada laboratório será equipado com 50 computadores, totalizando 400 máquinas.