Aprovado o primeiro CT-INFRA da nova Administração da UFPI

05/05/2005 18:32

A dedicação da nova Administração Superior da UFPI começa a apresentar resultados significativos. O reitor e a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ? PRPPG festejam a aprovação, pela FINEP, do primeiro CT-INFRA da atual gestão no valor de R$ 905.722,00 (novecentos e cinco mil setecentos e vinte e dois reais).

Foram contemplados os projetos de implantação, modernização e recuperação de infra-estrutura física de pesquisa em Ciências Agrárias (R$ 362.940,00), Ciências Exatas (R$ 256.000,00) e Educação, Sociedade e Cultura (286.782,00). Os recursos serão aplicados na aquisição de equipamentos e construção de espaço físico para a pesquisa nas áreas beneficiadas.

O reitor, professor Luiz Santos Júnior, recebeu com entusiasmo a notícia e disse que isso reflete a seriedade com que a UFPI vem sendo administrada. Segundo ele, esta vitória é um indicativo de que o trabalho é a única saída para a UFPI. O reitor disse, também, que estão de parabéns todos os responsáveis pelos projetos aprovados.

Bolsas

Ao retornar da recente viagem a Brasília, onde conversou com técnicos da CAPES, o reitor revelou a boa notícia de ter conseguido novas bolsas de Doutorado para docentes que já estão em qualificação sem ter conseguido o benefício. O reitor informou, ainda, que irá se empenhar para que todos os professores da UFPI tenham bolsa da CAPES para que possam concluir, sem traumas, seus cursos de Pós-Graduação.

Expansão

Uma comissão, criada por meio de Ato da Reitoria, irá elaborar o projeto de expansão da Universidade. O reitor pretende criar novos cursos de Graduação em Parnaíba, Picos e Bom Jesus, compromisso que assumiu durante a eleição para a Reitoria da UFPI.

A definição dos cursos a serem criados vai atender à demanda e potencial de cada região, segundo informou o reitor. ?Nossa intenção é contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento das regiões do Estado. Pretendemos consultar os interessados para, a partir daí, definirmos que cursos serão criados em cada local?, explicou.