Circuito de Medidas e Avaliação acontece hoje na Raul Lopes

07/07/2005 13:26

Hoje à tarde os alunos da disciplina de Biometria do Curso de Educação Física da UFPI estarão na Avenida Raul Lopes realizando o II Circuito de Medidas e Avaliação Física - CIMAF. O circuito destina-se à avaliação gratuita do condicionamento físico de pessoas da comunidade. Amanhã os alunos vão estar na Praça Pedro II, das 9 às 11 horas.

?No ano passado eu participei e este ano vim de novo porque sei que é uma oportunidade para controlar a minha saúde. Às vezes a avaliação dá um alerta pra gente?, afirma a bibliotecária Gisela Lima. Os adeptos passam por avaliação da freqüência cardíaca, pressão arterial, composição corporal, relação cintura-quadril, estatura, índice de massa corporal, força, flexibilidade e volume de oxigênio gasto numa atividade física. Depois os alunos dão sugestões sobre como melhorar o condicionamento físico.

Para isso estão sendo usados vários aparelhos como banco de wels (determina nível de flexibilidade), bicicleta ergométrica, dinamômetro, esteira, fita métrica, balança e um analisador de impedância. A professora Vânia Orsano, coordenadora do Circuito, lembra da importância da avaliação física na prevenção de doenças. ?Além disso, as pessoas precisam ter cuidado para não fazerem esforço físico sem antes passar por uma avaliação, principalmente se pretendem freqüentar uma academia?, afirma.

O Circuito é um trabalho de conclusão da disciplina de Biometria, mas a UFPI conta com o Laboratório de Pesquisa na Educação Física (LAPEF) que oferece avaliação física à comunidade durante todo o período letivo.

Por Cristal Sá