12/07/2005 18:16

Vamos poupar energia! Este é o chamamento que a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí está fazendo a todos que fazem a nossa UFPI. O que se pretende é uma mudança de hábitos quando da utilização de aparelhos elétricos, os maiores responsáveis pelo aumento na conta de energia elétrica.

Universidades como a USP, que realiza campanhas semelhantes, conseguiram economizar valores próximos de R$ 1 milhão em consumo de energia elétrica por semestre. Para a UFPI, a economia de energia será um fator importante que possibilitará investimentos em outras áreas como aquisição de novos equipamentos para os cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Estamos deflagrando esta campanha na tentativa de conscientizarmos os segmentos que compõem a comunidade universitária, principalmente, professores e servidores técnico-administrativos a trabalharem investidos de novos hábitos de consumo.

As lâmpadas incandescentes e condicionadores de ar são os aparelhos que mais consumem energia e, quando usados indevidamente, causam prejuízos consideráveis para a Universidade.

Veja alguns hábitos simples que evitam o desperdício:

-Apagar as luzes das dependências que não estiverem sendo utilizadas, como salas de reunião, banheiros, iluminação interna e externa;

-Desligar os condicionadores de ar quando as salas não estiverem sendo utilizadas e procurar deixá-los sempre a uma temperatura de 25°C;

-Ligar o sistema de iluminação somente onde não haja iluminação natural suficiente;

-Manter ligada apenas a iluminação noturna que contribua para a segurança do local;

-Ao usar o microcomputador, ligar somente o gerenciador de energia do Windows (?energy daver?). Essa é uma medida que tem investimento zero, não prejudica as atividades do trabalho e ainda propicia o aumento da vida útil do monitor. Para ativar o ?energy saver? deve-se acessar o painel de controle do Windows, através da opção Configurações do Menu Iniciar; clicar duas vezes no ícone Vídeo; clicar no guia Proteção de Tela e, a seguir, apertar o botão Configurações (ou Energia do ?energy star?); selecionar os modos de conservação de energia e os tempos de atuação conforme a sua conveniência. Estima-se em 39% o tempo de sobrevida do monitor e em 24% a economia de energia decorrente da ativação do gerenciador de energia.

Adote essas rotinas e poupe energia. A Universidade agradece.