NEPEM tem novo ambiente e coordenadora promete mais trabalho

15/07/2005 10:05

Foi marcada por agradecimentos e muita emoção a solenidade de inauguração da sala do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Mulher e Relações de Gênero ? NEPEM, coordenado pela professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo, do Departamento de Enfermagem, que prometeu trabalhar mais para as pesquisas sobre saúde da mulher venham a ocupar o espaço que merecem na UFPI.

O NEPEM é um núcleo interdisciplinar e interdepartamental, de estudos, pesquisas, publicações, debates e extensão da UFPI que objetiva promover estudos sobre relações sociais de gênero e mulher, com enfoque na realidade brasileira e, em especial, a piauiense, contribuindo para o reconhecimento da cidadania e de relações igualitárias entre homens e mulheres.

A Sala recebeu o nome da professora Inez Sampaio Nery, considerada uma batalhadora pela causa da enfermagem no Piauí que, emocionada, durante a solenidade, disse que ter a sala do NEPEM com o seu nome é a maior homenagem que já recebeu na vida. ?É com muita honra e alegria que recebo esta homenagem. Ter o nome gravado em uma placa é uma grande emoção?, declarou, agradecendo o apoio dos colegas e da família, que esteve presente à solenidade.

A professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell, da Escola de Enfermagem ?Ana Nery? da UFRJ, também esteve presente à inauguração. Ela veio a Teresina a convite do reitor da UFPI para prestar consultoria aos projetos PIBIC na área de Saúde e ao Mestrado de Enfermagem do PQI. Tida como referência nacional na área, Tyrrell elogiou o trabalho do NEPEM e informou que estará articulando pesquisas multicêntricas com o NEPEM (UFPI), NUPESM e NUPENSC (UFRJ) e GEM (UFBA), todos trabalhando com pesquisas sobre a saúde da mulher.

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior fez uso da palavra para dizer que a área da Enfermagem terá todo o apoio da Administração Superior no que for necessário e pediu envolvimento do pessoal docente no sentido de apresentar projetos que visem obtenção de recursos junto aos órgãos de fomento. O reitor aproveitou para pedir a colaboração de todos ao programa de Avaliação Institucional que a UFPI está realizando.