Reitor dá posse a superintendente e vice-presidente da FADEX

20/07/2005 19:11

O reitor da UFPI, Professor Dr. Luiz Santos Júnior, deu posse nesta quarta-feira (20) ao superintendente e ao vice-presidente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, ensino e Extensão ? FADEX, Professor Dr. Cristóvam Colomb Belfort e o Professor Dr. Valter Leal de Moura, respectivamente.

O Conselho Curador, órgão máximo de deliberação e fiscalização da Fundação, é presidido pelo reitor da UFPI e composto de sete membros titulares e três suplentes. O presidente do Conselho, Professor Luiz Santos Júnior, considera que o trabalho da nova Fundação deve resgatar a confiança da comunidade acadêmica, da sociedade piauiense e brasileira. ?A FADEX vai funcionar como Fundação de apoio à UFPI de maneira exemplar, como ocorre com as fundações de apoio às melhores universidades brasileiras?, declarou.

Ao superintendente compete representar a Fundação, ativa e passivamente, administrando-a com observância das resoluções do Conselho Curador, praticando os atos necessários à supervisão dos serviços do patrimônio, preparando e submetendo à apreciação do conselho máximo, as propostas orçamentárias, inclusive, com prestação de contas relativas aos exercícios financeiros.

Caberá à FADEX: apoiar programas e projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), mediante a celebração dos contratos e convênios por prazo determinado ou mediante outras ações obedientes às normas da UFPI, servindo-lhe de fundação de apoio; dar suporte às atividades necessárias ao bom desempenho do Hospital Universitário, do Hospital Veterinário Universitário e da Rádio e da TV Universitária; zelar para que os convênios, contratos, ajustes e acordos assumidos pela fundação atendam aos objetivos de proponentes e contratantes; fomentar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Universidade Federal do Piauí, mediante concessão de auxílios e de projetos de bolsas, quando pertinentes e cooperar com os objetivos da fundação.

No próximo dia 03 de agosto o Conselho Universitário da UFPI estará reunido para autorizar a FADEX como Fundação de apoio à Universidade, quando deverão ser iniciadas, de maneira efetiva, as ações conjuntas da Universidade com a nova Fundação.