Página do MEC exibe reportagem sobre expansão da UFPI

01/10/2005 10:50

"A política de expansão e interiorização do ensino superior do governo federal chega ao Piauí. Os campi de Picos e Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI) serão consolidados ainda este ano. Está prevista, ainda, a criação do campus de Bom Jesus do Gurguéia, também da UFPI.

No extremo sul do estado, próximo à divisa com Tocantins e Maranhão, o Vale do Gurguéia é uma região agrícola com cinco milhões de hectares agricultáveis e um dos mais ricos lençóis freáticos do mundo. Abrange 94 municípios e uma população de quase 700 mil habitantes. No vale está o maior lençol d'água subterrâneo da América Latina.

A criação do campus promoverá o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuirão para o aproveitamento das riquezas hídricas e minerais da região e para a preservação do meio ambiente. Engenharia agronômica, medicina veterinária, zootecnia e engenharia florestal são os cursos a serem criados.

De acordo com o reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, o campus de Picos, que oferece apenas os cursos de pedagogia e letras, está sendo reestruturado e ampliado com o apoio da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). Até 2008, terá os cursos de licenciatura em matemática, licenciatura plena em história, sistema de informação e de bacharelado em nutrição, enfermagem, administração e ciências contábeis.

Já o campus de Parnaíba ganhará, até 2008, os cursos de bacharelado em biologia marinha, administração (turismo), administração (hotelaria), fisioterapia e biomedicina e de licenciatura em matemática e psicologia.

Os campi de Picos, Parnaíba e Bom Jesus oferecerão aos jovens a oportunidade de formação perto de suas regiões de origem. Numa segunda etapa, será implantado o campus de Floriano, com cursos como o de bacharelado em enfermagem. ?A UFPI tem 34 anos e nunca passou por uma expansão. Agora, é redenção?, afirmou o reitor. Ele prevê que a expansão e a interiorização do ensino superior no Piauí oferecerão condições de crescimento ao estado, sobretudo no centro-sul. ?São ações fortes de inclusão social?, disse. A UFPI, hoje com 14 mil alunos, oferecerá em breve mais 1,7 mil vagas por ano.

No dia 6 de outubro, Santos Júnior e o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior do MEC, Manuel Palácios, apresentarão o projeto ao governador do Piauí, Wellington Dias. Ainda no dia 6 e no dia 7 eles farão visitas aos três campi."

Repórter: Susan Faria

Para acessar: http://portal.mec.gov.br/sesu