UFPI realiza palestra sobre gerenciamento para o HU

03/10/2005 11:40

Acontece durante todo o dia de hoje (03), no auditório do Hospital Universitário e no Salão Nobre da UFPI, um ciclo de palestras sobre diretrizes para gerenciamento em alta complexidade no Hospital Universitário. Os palestrantes são professores da UNICAMP que estão trazendo a experiência do Hospital Estadual da Sumaré HES, especializado em atendimento terceirizado.

O ciclo foi aberto pelo reitor, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, que falou de sua determinação em colocar o HU em pleno funcionamento. O evento começou às 9h com uma apresentação do professor Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, Pró Reitor de Desenvolvimento Universitário, abordando a experiência da Unicamp e o desejo de contribuir com o HU da UFPI.

O professor Lair Zambon, Diretor Superintendente do Hospital Estadual de Sumaré-HES, relatou o processo de consolidação do HES, que no primeiro ano de sua estão recebeu um prêmio do Ministério da Saúde. Ele apontou como condições básicas para a bom funcionamento do HU: a definição de um plano estratégico adequado, conhecimento das necessidades regionais e disponibilidade orçamentária. A Dra. June Barreiros, Coordenadora do Núcleo de Saúde Pública do HES, também falou da experiência e de como é feito o controle de qualidade no HES.

Com este evento a UFPI dá inicio ao processo de consolidação efetiva do Hospital Universitário. Os profissionais da UNICAMP estão apresentando propostas de arquitetura de laboratórios para a construção de espaços visando atividades de alta complexidade. O reitor informou que o HU terá o foco modificado e passará a trabalhar com serviços de alta complexidade, consolidando de vez suas atividades.

Por Ionio Silva