UFPI aprova projetos de extensão para zona rural

03/10/2005 16:05

A UFPI aprovou, junto ao CNPq, dois projetos de Extensão na linha de inclusão social. Os projetos, encaminhados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário, integram o Programa Comunidade Sustentável e darão assistência às comunidades Vila Parque Ininga e São Raimundo.

Para a comunidade de São Raimundo, na zona rural de Teresina, o projeto dará apoio ao desenvolvimento sustentável através de um modelo de agricultura urbana, integrando outros projetos em execução pela Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário como Arte na Periferia, Fabricação Artesanal de Produtos Domissanitários, Fitoterapia e Formação para o Trabalho Doméstico.

Com a implantação do projeto a comunidade terá núcleos de produção de mudas de plantas ornamentais, frutíferas e nativas, de fertilizantes orgânicos, e de artes plásticas. Além disso serão instalados um Shopping Rural para a venda de produtos oriundos das atividades do projeto e uma Agência Virtual de Empregos e Negócios para a oferta de produtos e serviços através da internet.

A comunidade da Vila Parque Ininga será beneficiada com a Modernização do Processo Gestor da Horta Comunitária do Parque Ininga. O projeto visa ampliar e modernizar a horta da comunidade, implantando uma estrutura de capacitação e produção de hortaliças através de processos orgânicos.

De modo geral os projetos objetivam apoiar comunidades carentes inserindo-as no meio social através do desenvolvimento sustentável. Formando, atualizando e aproveitando a mão-de-obra da comunidade. Os projetos irão expandir as ações da UFPI na inclusão social.

Por Jackelline Carvalho