Plano de expansão da UFPI é apresentado ao governador

06/10/2005 10:57

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor pesquisador Luiz Santos Júnior e o diretor do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior do MEC, Manuel Palácios, apresentaram o plano de expansão da Universidade ao governador Wellington Dias, às 9h desta quinta (06), no Palácio de Karnak.  Após a apresentação, seguiram, em companhia do governador, para Bom Jesus e Picos, onde foram tratar da expansão da UFPI naqueles municípios. Nesta sexta-feira (07) eles estarão em Parnaíba anunciando a criação de novos cursos no campus ministro Reis Veloso.

O projeto de expansão da UFPI prevê a criação de cursos de Graduação em áreas de grande demanda em Parnaíba, Picos e Bom Jesus. A definição dos cursos a serem implantados foi feita por uma Comissão, presidida pelo reitor, que realizou uma consulta à demanda nesses municípios em conversa com a comunidade dos mesmos.

Em Bom Jesus, onde a Universidade pretende se inserir fortemente, a intenção é criar um centro de excelência em ciências agrárias e da terra; em Parnaíba, atendendo a uma vocação local, o reitor pretende criar cursos nas áreas de turismo, hotelaria e pesca; e em Picos, onde ainda é incipiente a presença da UFPI, a intenção é aproveitar o potencial econômico da região, com cursos em áreas administrativas e de recursos humanos.

O reitor Luiz Júnior passou o último final de semana em Bom Jesus, que ele considera uma região necessitada de ações da UFPI. ?É inconcebível que uma região como Bom Jesus, de um povo trabalhador e carente de conhecimentos, não exista uma ação de Ensino Superior Federal?, declara, acrescentando que não vai medir esforços para implantar um Núcleo Agrário naquela região.

Cursos a serem criados

Parnaíba:

Bacharelado em Biologia Marinha
Bacharelado em Administração ? Turismo
Bacharelado em Administração ? Hotelaria
Licenciatura em Matemática (diurno e noturno)
Bacharelado em Fisioterapia
Bacharelado em Biomedicina

Picos:

Licenciatura em Matemática (diurno e noturno)
Licenciatura Plena em História (diurno e noturno)
Sistema de Informação