Reitor propõe visão sistêmica da educação

07/10/2005 15:46

?A educação no Piauí precisa ser encarada de maneira sistêmica?. Esta foi a mensagem deixada pelo reitor da Universidade Federal do Piauí, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, durante a visita que fez a Bom Jesus, Picos e Parnaíba, acompanhado do governador do Estado, Wellington Dais e do diretor do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior do MEC, Manuel Palácios.

Em todos seus discursos o reitor enfatizou a necessidade de parceria entre a UFPI, a UESPI e a Secretaria de Educação do Estado, no sentido de definirem um modelo educacional capaz de mudar a face do Piauí no prazo de dez anos. O próprio governador, em reunião no Palácio de Karnar, defendeu a educação como forte mecanismo de erradicação da pobreza e da miséria.

O reitor defendeu, também, a união de esforços dos parlamentares do Estado, tanto em nível estadual quanto federal, visando dotar os sistemas educacionais de condições de atender às necessidades dos piauienses. ?A Universidade está buscando realizar, em parceria com o Governo do Estado, um trabalho sólido de valorização dos nossos potenciais, criando cursos de Graduação voltados para as vocações de cada região?, declarou o reitor.

Manuel Palácios foi categórico ao afirmar que o Piauí precisa e terá o apoio do MEC para implementar, o mais rápido possível, o seu projeto de expansão. ?O Piauí tem o mais arrojado projeto de expansão do Nordeste?, declarou.  A definição dos cursos a serem implantados foi feita por uma Comissão, atendendo às demandas dos municípios.

Em Bom Jesus, onde a Universidade pretende se inserir fortemente, a intenção é criar um centro de excelência em ciências agrárias e da terra. Serão criados os cursos de: Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Florestal.

Em Parnaíba, atendendo a uma vocação local, a UFPI criará os cursos de: Bacharelado em Biologia Marinha, Bacharelado em Administração ? Turismo, Bacharelado em Administração ? Hotelaria, Licenciatura em Matemática (diurno e noturno), Psicologia, Bacharelado em Fisioterapia e Bacharelado em Biomedicina.

Em Picos, onde ainda é incipiente a presença da UFPI, a intenção é aproveitar o potencial econômico da região, com cursos em áreas administrativas e de recursos humanos: Licenciatura em Matemática (diurno e noturno), Licenciatura Plena em História (diurno e noturno), Sistema de Informação, Bacharelado em Nutrição, Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Administração (diurno e noturno), Bacharelado em Ciências Contábeis (diurno e noturno). Em Floriano a Universidade criará o curso de Bacharelado em Enfermagem.

Por Ionio Silva