UFPI coordena projeto do Ministério do Turismo no Piauí

11/10/2005 11:06

No Piauí, o Projeto ?Brasil, Meu Negócio é Turismo?, lançado recentemente pelo Ministério do Turismo, está a cargo do Núcleo da UNITRABALHO da Universidade Federal do Piauí.

O projeto visa a qualificação de agentes de desenvolvimento do setor de turismo, proporcionando-lhes condições de melhor desempenho de suas atividades, criação de novas oportunidades de trabalho e melhoria da qualidade do produto turístico nacional.

O Projeto faz parte do Plano Nacional de Turismo (PNT) e resulta de uma parceria entre o Ministério  do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, com o apoio da UNITRABALHO e da Fundação Banco do Brasil.

Na primeira fase serão selecionados 30 orientadores de aprendizagem/multiplicadores, sendo 10 residentes em cada município selecionado. A aplicação da metodologia na primeira fase será realizada por uma equipe técnica da Fundação Roberto Marinho.

O orientador deve ter conhecimento da realidade local e das possibilidades de desenvolvimento do turismo na sua cidade de origem e entorno, além de atitude empreendedora, visando estimular a criação de novos negócios, especialmente empreendimentos associativos.

É fundamental que o orientador possua também capacidade de comunicação, organização e mobilização para interagir com a comunidade e promover ações formativas necessárias para melhor qualificar o trabalho de atendimento ao turista.

O projeto deverá ser aplicado em todos os estados da Federação, sendo que no Piauí foram escolhidas as cidades de Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato, além das cidades de seu entorno (Coronel José Dias e João Costa).

Em cada uma serão capacitados 300 agentes ao final da segunda fase, contabilizando 900 profissionais, dentre os quais serão selecionados aqueles que estejam, direta ou indiretamente, ligados ao turismo.

Contatos:
Prof. Luiz Carlos Rodrigues Cruz (Puscas) ? Coordenador Estadual do Projeto