CNPq aprova recursos para rede de pesquisa

11/10/2005 17:06

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou um edital de 1,7 milhões de Reais para a UFPI, UFRN, UFAL, UFPE, UFC e CEFET ? MA, instituições que formam uma rede de pesquisa e desenvolvimento em Nanociência, Nanotecnologia e Nanobiotecnologia. O edital, que foi aprovado no dia 04 de outubro, tem como objetivo subsidiar compra de equipamentos, materiais de consumo, realização de congressos e diárias e passagens dos participantes da rede.

Da UFPI participam três professores do departamento de Física: Prof. Dr. Umberto Laino Fulco, Prof. Dr. Paulo Henrique Ribeiro Barbosa e Prof. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho. O Prof. Dr. Francisco Ferreira, afirma que  os recursos a serem repassados para a UFPI vão servir para montar um laboratório de informática  e para a compra de passagens dos pesquisadores nas viagens a congressos. ?Ainda é pouco, mas uma média de trinta computadores novos para o nosso departamento vai dar um salto tecnológico enorme?, relata o professor Francisco.

Com o financiamento será possível trocar idéias e resolver problemas que tenham dificuldades  de serem resolvidos individualmente na instituição. ?Só conseguimos financiamento para uma instituição com produção científica; estes recursos serão uma poupança que nos ajudará a produzir mais em nossa universidade e assim termos uma maior chance ao concorrer em outros editais?, enfatiza o professor Francisco ao falar da importância dos recursos para a UFPI.

Iane Carolina

Fonte: CORDCOM