UFPI concede título

UFPI concede título "Doutor Honoris Causa" a Profa. Dra. Rosa Ester Rossini

20/11/2015 15:37

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Administração Superior, realiza no dia 25 de novembro, às 17h, a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" a Profa. Dra. Rosa Ester Rossini, durante o XXIV Seminário de Iniciação Científica. O evento será realizado no Cine Teatro da UFPI.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, convida a comunidade acadêmica e a sociedade piauiense para a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Universidade Federal do Piauí.

A Prof.ª Dr.ª Rosa Ester Rossini participou da XXIII edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPI, realizado em 2014. Na ocasião, a professora destacou que "a iniciação científica é uma mudança de direção para os novos pesquisadores, pois todos possuem um acompanhamento de qualidade prestada por um professor ensinando todos os passos para a pesquisa".

Prof.ª Dr.ª Rosa Ester Rossini durante o XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFPI

Com experiência em Geografia Agrária e da População, a Profa. Dra. Rosa Ester Rossini atua nos seguintes temas: Força de Trabalho, Brasil, Gênero, Migração Internacional, Japão. Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa e tem se dedicado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nos processos de seleção e avaliação de projetos.

Sobre a Professora Dra. Rosa Ester Rossini

Rosa Ester Rossini é Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1971, e é Professora Titular desde 1991. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) (1971), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) (1975), Livre-Docência em Geografia da População (1988). Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa. Desde 1982 é bolsista 1A do CNPq. Dedica-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nos processos de seleção e avaliação de projetos desde o ano de 1989. Em 2004 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na condição de Comendadora concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia em 2012.

Título Doutor Honoris Causa

Honoris Causa, em português, significa causa nobre. O título é concedido em reconhecimento a pessoas que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.