CRR - PI realiza lançamento de livros

17/11/2015 09:48

O Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi palco, na noite dessa segunda-feira (16), do lançamento dos livros "Articulando a RAPS: a construção de novas práticas e saberes no Piauí" e "CRR: articulando espaços e desencadeando movimentos no Piauí". Os livros, organizados pelo Centro Regional de Referências da UFPI, trazem discussões sobre novas práticas de abordagens aos consumidores de substâncias psicoativas.

Livros "Articulando a RAPS: a construção de novas práticas e saberes no Piauí" e "CRR: articulando espaços e desencadeando movimentos no Piauí"

O Centro Regional de Referência (CRR) consiste na formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas. O CRR é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Drogas (SENAD) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), representado na figura do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP).

Parabenizando a toda a equipe envolvida na produção dos livros, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou a importância de se discutir um tema como as drogas. "Quero parabenizar a todos os que participaram da produção destes livros, em especial, a equipe do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), que pertence à nossa Universidade, realizando um trabalho muito importante, não apenas na área de combate ao uso da droga, mas também de muitas outras áreas da saúde. Essa ação em relação ao uso da droga é muito importante, pois todos nós sabemos que a droga é um mal que atinge o usuário, a família e a sociedade como um todo. É algo, portanto, que tem que ser discutido, debatido. A Reitoria da UFPI disponibiliza todo o apoio necessário para a realização do trabalho de vocês. Em reunião com a Prefeitura Universitária, foram discutidos projetos a serem executados em 2016, e um deles é a ampliação da sede do NESP", afirmou.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Agradecendo a presença de todos, a Coordenadora do CRR-UFPI, Lúcia Cristina dos Santos Rosa, explicou em que consiste o Centro, quais os objetivos e projetos. "O CRR é um Centro Regional de Referência que existe em todo o país, com o propósito de possibilitar formação permanente aos profissionais e trabalhadores que atuam nas redes de atenção integral à saúde de assistência social aos consumidores de Substâncias Psicoativas (SPA). O CRR/UFPI surgiu em 2012, operacionalizando suas ações nos anos de 013 e 2014, envolvendo diversos profissionais que atuam nos dispositivos que compõem a rede de atenção psicossocial do Piauí, promovendo a integração e a construção de espaços que possibilitem a criação de práticas inovadoras na abordagem aos consumidores de substâncias psicoativas", destacou.

Coordenadora do CRR-UFPI, Lúcia Cristina dos Santos Rosa

A equipe do CRR/UFPI 2ª edição - 2015 é formada por Lucia Cristina dos santos Rosa, José Ivo dos Santos Pedrosa, João Paulo Sales Macedo, Thaís de Andrade Alves Guimarães, Ricardo Santos de Deus Cruz, Lara Emanuli Neiva de Sousa, Rita de Cássia Furtado Lisboa, Sammia Fawsia de Deus Barros e Gisele Martins do Nascimento.

Reitor ao lado de Thaís de Andrade Alves Guimarães (representante do livro "Articulando a RAPS: a construção de novas práticas e saberes no Piauí"), Lara Emanuli Neiva de Sousa (Representante do livro "CRR: articulando espaços e desencadeando movimentos no Piauí"), e Lúcia Cristina dos Santos Rosa, Coordenadora do CCR-UFPI