Projeto Cultura no Campus apresenta: Música de Câmara no Campus

17/11/2015 10:23

O Projeto Cultura no Campus é um evento acadêmico-cultural que visa revelar as produções artísticas dos estudantes, professores e profissionais do campo da música, assim como, proporcionar à comunidade acadêmica momentos culturais, fazendo da música, um elemento de encontro e integração dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento contribuirá para o desenvolvimento artístico cultural dos estudantes envolvidos e para a degustação artística e cultural da comunidade.

As apresentações estão previstas para acontecerem sempre nas terceiras quartas-feiras de cada mês, as 19:00 horas, no Auditório do Curso de Música. O público poderá conferir as principais obras da música de câmara erudita e popular brasileira escritas para instrumentos de cordas friccionadas. As  próximas apresentação estão agendadas para os dias 18 de Novembro, 16 de Dezembro, 20 de janeiro de 2016 e 17 de fevereiro de 2016.

O projeto que tem como pretensões oferecer ao público uma temporada de concertos camerísticos, didáticos e educativos, nas principais salas de concerto da cidade, escolas públicas e privadas, projetos e entidades e em todos os campi da UFPI, promovendo o aprimoramento cultural através da música e possibilitando o estímulo estético, a formação do público e a interação entre o saber produzido na universidade.

Grupos Convidados:

Coral Infanto-juvenil Beija Flor

Desenvolvido para estimular crianças e adolescentes a buscar seu autoconhecimento do canto, a disciplina coletiva, aprender a ouvir coletivamente, promover a expressão corporal e principalmente provocá-los a se perceberem como um ser humano capaz de sonhar e de correr em busca de sonhos artísticos, realizando um grupo de coral e proporcionando momentos de coletividade e diálogo.

Duo Clássico Brasil

O duo formado pelo professor Cássio Martins do Curso de Música da UFPI e o pianista André Felipe, vem se dedicando apaixonadamente à performance da música de câmara brasileira (erudita e popular). Esta paixão pelo repertório brasileiro está presente na formação musical das artistas e tem sido foco de pesquisa tanto no que tange ao estilo musical de nossa música brasileira e pretende se firmar como uma referência para a comunidade acadêmica, em especial aos alunos do curso de música do Curso de Música da UFPI, estabelecendo um padrão de excelência artística e representando a Universidade em eventos, concertos comunitários e educativos na cidade de Teresina e região.

No concerto do dia 18 de novembro, o Duo apresentará um recital com a seguinte temática: "Brasileiríssimo: A Música de Câmara Brasileira dos séculos XX e XXI".

Trio Azevedo

O Trio Azevedo é formado pelos músicos Betto Ribeiro - Cavaquinho ,Daniel Santiago - Violão de 7 cordas e Marcos Vinícius - Violão de 6 cordas. O grupo vem se dedicando a execução do repertório do choro tradicional do Brasil. No concerto do dia 18 o Trio executará obras de Waldir Azevedo.

Orquestra de Cordas da UFPI

É um projeto de extensão desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFPI), através da iniciativa do Prof. Ms. Cássio Martins. Foi criada em fevereiro de 2009 com o objetivo de divulgar a Música de Câmara escrita para essa formação, sendo a orquestra, constituída por alunos da Graduação e da Extensão do Curso de Música da UFPI.

Brasil Musicâmara

Com o objetivo de diversificar a formação cultural na cena musical piauiense, o professor Cássio Martins do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criou o Grupo Brasil Musicâmara. O projeto, formado por alunos de graduação em Música e da comunidade teresinense, será responsável pela estreia de peças originais e arranjos especialmente compostas para o mesmo.

O intuito do projeto é promover a imagem institucional da UFPI, disseminar a importância da cultura como patrimônio humano e social e diversificar a formação cultural, reafirmando o compromisso de universidade pública.
O Grupo Brasil Musicâmara busca um aperfeiçoamento permanente e o firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto, além de oportunizar aos jovens músicos a capacitação, o aprimoramento técnico e o acesso ao aprendizado da música de câmara como forma de convívio social e futura possibilidade no mercado de trabalho.

Culturalmente, o Brasil Musicâmara desempenha um papel particularmente especial, uma vez que sua atividade não é restrita à universidade, tendo abrangência à toda a comunidade externa. O grupo poderá ainda representar a universidade em eventos científicos, tecnológicos, de pesquisa e extensão em outras cidades, estados e países.

Bem THE VI Atrevido

O regional Bem THE VI Atrevido surgiu com a proposta de executar músicas brasileiras, sobretudo de cunho popular, com foco no choro, em Agosto de 2011. O grupo já se apresentou no Palácio da Música, Teatro do Boi, Cine Teatro da UFPI em cidades do interior piauiense, como Parnaíba, Bom Jesus, Picos e Floriano.

A atual formação conta com: Daniel Santiago (violão 7 cordas), Marcos Vinícius (violão 6 cordas), João Pedro (flauta), Robson Tadeu (cavaquinho) e Ruth Santos (voz). Os percussionistas Beto Boreno e Jafferson França; os violonistas Igor Medeiros e James Luan também contribuíram com o grupo.

Além de tocar os clássicos do gênero, o Bem THE Vi está preparando composições autorais para posterior gravação.