10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo começa dia 23 em Teresina

17/11/2015 15:17

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo será realizada nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em Teresina, a Mostra terá início em 23 de novembro e segue até o dia 28, no Teatro do Boi. Os filmes selecionados para essa edição já foram divulgados. Serão exibidas 40 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as sessões serão gratuitas.

A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9 edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Programação de Teresina: de 23 a 28 de Novembro, no Teatro do Boi.

• 23 - SEGUNDA - 19h - Solenidade de abertura com atividades culturais e um filme
• 24 - TERÇA - De 14 a 20 h - Sessões com acessibilidade. Audiodescrição para pessoas com deficiência visual, Closed Caption e libras para pessoas com deficiência auditiva e para cadeirantes.
• 25 - QUARTA - De 14 a 20h - Sessões escolares
• 26 - QUINTA - HORÁRIO DIFERENCIADO - DE 8h da manhã às 15h - Sessões escolares.
• 27 - SEXTA - DE 14 A 20H - Sessões normais com debate às 20h.
• 28 - SÁBADO - DE 14 A 20H - Sessões normais.

Confira as sinopses e trailler's dos filmes que serão exibidos.

Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

A Mostra é uma iniciativa do Governo Federal, realizada por meio do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos e produzida pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM). A Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.