X Congresso Nordestino de Produção Animal inicia hoje (17)

17/11/2015 16:12

A Universidade Federal do Piauí e a Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) realizam, a partir desta terça-feira (17), o X Congresso Nordestino de Produção Animal (X CNPA). O congresso, que já tem 460 inscritos entre estudantes, profissionais e produtores, continua com inscrições abertas até amanhã (18).

Durante o evento, que acontece até a próxima quinta-feira (19), serão apresentados os mais recentes avanços e pesquisas na produção animal brasileira, no âmbito profissional e de ensino em produção animal, por meio de "pôsteres", simpósios e minicursos. Para conferir a programação do X CNPA, o interessado deve acessar o site http://cnpa2015.com.br.

Segundo o presidente do X CNPA, Prof. Dr. Arnaud Azevêdo Alves, o evento tem como tema central "Inovação para a Diversidade da Produção Animal" e terá momentos destinados a conferências, apresentação de trabalhos científicos e minicursos, além da realização do V Fórum dos Coordenadores de Pós-graduação em Produção Animal do Nordeste. A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Iran Borges, da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre Sistema de Produção de Ruminantes na Região Nordeste.

Arnaud Azevêdo destaca que o congresso será fundamental para que os alunos da graduação e pós-graduação possam avaliar o que aprenderam em sala de aula e discutir de perto com autores de livros e artigos científicos. "O CNPA vai contar com mais de 30 palestrantes e parte deles são pesquisadores e autores de livros e artigos científicos que são utilizados na rotina acadêmica dos alunos", explicou o professor, destacando o congresso é uma oportunidade para congregar os conhecimentos técnicos com as realidades e dificuldades identificadas, buscando alternativas e apontando caminhos para pesquisas futuras.

A programação inclui ainda simpósios sobre Alimentação de Ruminantes, Sistemas de Produção, Forragicultura e Pastagens, Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais, Apicultura e Meliponicultura, Conservação e utilização de recursos genéticos animais e Produção de Não Ruminantes.