X Congresso Nordestino de Produção Animal inicia suas atividades

18/11/2015 12:13

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia o X Congresso Nordestino de Produção Animal (X CNPA), evento realizado juntamente com a Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA), que teve início na noite dessa terça-feira (17), e segue até esta quinta-feira (19).

Abertura contou com apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina

Durante o evento serão apresentados os mais recentes avanços e pesquisas na produção animal brasileira, no âmbito profissional e de ensino em produção animal, por meio de "pôsteres", simpósios e minicursos.

Segundo o presidente do X CNPA, Prof. Dr. Arnaud Azevêdo Alves, o evento tem como tema central "Inovação para a Diversidade da Produção Animal" e terá momentos destinados a conferências, apresentação de trabalhos científicos e minicursos, além da realização do V Fórum dos Coordenadores de Pós-graduação em Produção Animal do Nordeste. A abertura contou com a palestra proferida pelo Prof. Dr. Iran Borges, da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre Sistema de Produção de Ruminantes na Região Nordeste.

Mesa de honra do X Congresso Nordestino de Produção Animal

Dando as boas-vindas a todos os presentes, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, enfatizou a importância da realização do evento, destacando a amplitude dos temas que serão discutidos. "Este é um grande evento. São 430 congressistas e 30 palestrantes. E isso é possível, porque nós estamos também dentro de uma grande Universidade. A UFPI tem crescido em todos os seus indicadores, possui atualmente uma plataforma de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento, e  tem dado todo o suporte para que a pós-graduação cresça de maneira sustentável", frisou.

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Para a Presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal, Profa. Dra. Danielle Rebouças Loures, é satisfatório ver o desenvolvimento da sociedade. "É com muita satisfação que como presidente da sociedade, vejo cada vez mais o seu sucesso e a construção de uma bonita história. Destaco a realização deste evento como uma grande possibilidade de integração dos profissionais em atuação e informação. A finalidade primordial da sociedade é a promoção do desenvolvimento harmônico dessa atividade de produção animal", afirmou.

O Prof. Dr. Arnaud Azevêdo Alves, destacou que o congresso é fundamental para que os alunos da graduação e pós-graduação possam avaliar o que aprenderam em sala de aula e discutir de perto com autores de livros e artigos científicos. "O CNPA conta com mais de 30 palestrantes e parte deles são pesquisadores e autores de livros e artigos científicos que são utilizados na rotina acadêmica dos alunos. O congresso é, portanto, uma oportunidade para congregar os conhecimentos técnicos com as realidades e dificuldades identificadas, buscando alternativas e apontando caminhos para pesquisas futuras", explicou.

Presidente do X CNPA, Prof. Dr. Arnaud Azevêdo Alves

A programação inclui ainda simpósios sobre Alimentação de Ruminantes, Sistemas de Produção, Forragicultura e Pastagens, Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais, Apicultura e Meliponicultura, Conservação e utilização de recursos genéticos animais e Produção de Não Ruminantes.

Para conferir a programação do X CNPA, acesse: http://cnpa2015.com.br.