Biblioteca expõe a obra AMOR de André Gonçalves

18/11/2015 18:10

A partir de 18 de novembro até 09 de dezembro, a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco da UFPI, irá recebe a Exposição [amor] do fotógrafo André Gonçalves . A exposição acontece no piso superior da biblioteca e está disponível para visitas no horário de funcionamento da mesma, de segunda a sexta das 08h às 22h e aos sábados, das 08h às 14h. Segundo André, o tema da exposição é um "recorte", uma representação das muitas possibilidades do que podemos chamar de "amor".

Em [amor], André emprega objetos simples, acessíveis e baratos: uma pequena mesa de madeira; pallets também de madeira, reciclados; um jarro, uma mesa, uma flor e arame farpado. E, assim, realizando uma obra que tem como características a simplicidade e a efemeridade, faz um recorte e lança um olhar para as relações amorosas e paixões.

Perfil do Artista

André Gonçalves nasceu em Niterói (RJ), mas cresceu em Belo Horizonte (MG) e mora há 25 anos em Teresina. Publicitário, escritor, editor de revistas, artista visual e também fotógrafo, com 3 exposições individuais e participações em pelo menos uma dezena de coletivas em: São Paulo, Lisboa, Santos, Teresina, Tóquio, Porto, Milão, Granada, Madri, Ilha da Madeira. Seu trabalho tem se encaminhado para uma investigação sobre memória e esquecimento, além da busca de experiências visuais que se utilizem da fotografia expandida para provocar ruídos na percepção das obras e novos modos de olhar e de mostrar através da imagem.

André Gonçalves foi premiado no Salão de Artes Plásticas de Teresina e tem desenvolvido trabalhos com materiais não considerados "nobres" para as artes: madeira, objetos do cotidiano, pedras, luzes, equipamentos "antigos", fotos antigas, sons. Sua temática está ligada também à memória, ao esquecimento e à investigação de relações entre pessoas e lugares, além de buscar provocar "ruídos" na percepção do que seja a arte e que os espectadores sofram "tropeços" no entendimento de suas obras.

Em setembro de 2015 fez sua primeira exposição individual, na Casa da Cultura de Teresina: [ruído], composta de 5 obras interativas. A exposição levou mais de 1200 pessoas para visitação. Uma de suas marcas é a a democratização do acesso, sendo gratuita e com forte presença de jovens e crianças, além de estudantes.