IV Colóquio Hans Jonas apresenta lançamento de livros e conferência

19/11/2015 07:45

Dando continuidade ao IV Colóquio Hans Jonas e à VII Jornada de Pesquisa em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na noite da última quarta-feira (19), no Auditório Noé Mendes (CCHL), aconteceu o lançamento dos livros "O Pensamento BIO(ÉTICO) de Hans Jonas", escrito pelo Prof. Dr. Flaviano Oliveira Fonseca, e "Ética, Técnica e Responsabilidade", organizado pelos professores Dr. Helder Buenos Aires e Dr. Jelson Oliveira. Em seguida, a professora italiana, Dra. Angela Michelis, assumiu a conferência intitulada "As Raízes da Responsabilidade Humana".

Lançamento do livro "O Pensamento BIO(ÉTICO) de Hans Jonas"

"O Pensamento BIO(ÉTICO) de Hans Jonas" segundo o escritor, é uma contribuição efetiva para a humanidade. "Eu espero que quando esse livro chegar nas mãos dos leitores, eles possam ter mais uma ferramenta para ampliar sua pesquisa, e assim termos uma filosofia que possa de fato dar algumas respostas para a vida. O pensamento de Hans Jonas faz com que a gente volte a pensar a sociedade, as suas relações inter-humanas e não humanas", relatou o professor.

Ao término do lançamento de livros, a conferência "As Raízes da Responsabilidade Humana", discutiu a responsabilidade do pensamento por meio da filosofia de Hans Jonas, a fim de mostrar que a liberdade está sempre ligada à responsabilidade.

Conferência ministrada pela Profa. Dra. Angela Michelis

Segundo a palestrante, Profa. Dra. Angela Michelis, Hans Jonas traz inúmeras contribuições para a nossa sociedade tecnológica. "O filósofo pensa a sociedade e os problemas práticos. Hans Jonas nos faz perceber aquilo que outras pessoas ainda não perceberam. Se hoje nós temos um poder tecnológico capaz de destruir a natureza, a nossa própria história, isso nos leva a ser mais responsáveis pela natureza e pelas gerações futuras", afirmou a professora.

Na ocasião, estiveram presentes professores filósofos de todo o país; a comunidade acadêmica; o Coordenador da Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da UFPI, Prof. Dr. Helder Buenos Aires; o organizador do IV Colóquio Hans Jonas, Prof. Dr. Jelson Oliveira; a palestrante Prof. Dra. Angela Michelis; e o escritor Prof. Dr. Flaviano Oliveira Fonseca.

Confira mais fotos: