Rádio FM Universitária conquista prêmios

23/11/2015 11:08

Rádio FM Universitária da UFPI ganha dois prêmios

Em busca de promover uma comunicação social voltada para a comunidade, a Rádio FM Universitária, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conquistou dois prêmios. O primeiro trata-se de projeto desenvolvido pelo Locutor Rodrigo Sousa, que obteve o segundo lugar na subcategoria rádio no V Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. Quanto ao segundo prêmio resulta em duas reportagens, intituladas "Cooperativas de táxi se qualificam e aumentam clientela" e "Apicultores do semiárido piauiense se unem e formam uma das maiores cooperativas do Brasil", ambas conduzidas também por Rodrigo Sousa, e com produção do jornalista Antônio Fontes. As matérias conquistaram o 1º e 3º lugar na categoria rádio, no I Prêmio Cooperativista de Jornalismo do Piauí, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop-PI).

I Prêmio Cooperativista de Jornalismo Piauiense

Lançado no final de 2014, o prêmio visava gratificar as melhores reportagens com o tema "Cooperativistas: alternativa para o desenvolvimento econômico e social do Piauí". O material inscrito tinha que fazer referência ao sistema cooperativista piauiense, e com abordagem de cooperativas filiadas a Organização das Cooperativas do Piauí (OCB-PI). O concurso conta com a categoria Profissional, com quatro subdivisões: Jornalismo Impresso (Jornal/Revista), Telejornalismo, Radiojornalismo e Jornalismo Online (Websites), e Destaque Acadêmico.

Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora composta pelos professores Iônio Silva, Washington Moura, Orlando Berti e Teresa Val. A comissão levou em conta os critérios de coerência com o tema proposto, construção da notícia, formas de falseamento, estilo e forma.

Para o jornalista Antônio Fontes, recém-egresso do Curso de Comunicação Social da UFPI. A premiação é resultado dos esforços da equipe da Rádio FM Universitária. "Eu fico feliz por fazer parte deste trabalho e espero que estas conquistas recentes possam motivar outros membros da rádio na participação de prêmios", comentou.

V Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito

O V Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito buscava receber desde projetos escolares a reportagens jornalísticas de conscientização no trânsito, divididos em cinco categorias (escola, aluno, profissional da comunicação, responsabilidade social no trânsito e fotografia). Segundo Rodrigo Sousa, o edital da campanha propunha aos profissionais de rádio realizar um projeto que refletisse sobre "Os direitos e os deveres dos ciclistas". "A partir de então, nós fomos procurar as fontes que seriam mais adequadas para falar sobre o assunto, como por exemplo o DETRAN. Em seguida, saímos às ruas para saber se esses direitos e deveres estão sendo respeitados, pois também existem regras de trânsito para os ciclistas, além dos direitos", frisou.

Rodrigo Sousa é locutor da Rádio FM Universitária

Após ouvir as fontes oficiais e estudar acerca dos direitos e deveres dos ciclistas no trânsito, era necessário definir os personagens principais que utilizam esse meio de transporte cotidianamente. "Durante a construção da reportagem, foi escolhido um personagem que utiliza a ciclovia e outro que não a utiliza, depois questionamos tal feito. Nós também procuramos ressaltar a importância dos equipamentos de segurança, além de deixar claro que a bicicleta é um meio de transporte de necessidade e apaixonante, pois muita gente usa a 'magrela' por hobby, como é o caso do grupo 'Pedal Noturno', que também foi entrevistado, fazendo uma mistura para obter um resultado final diferenciado", pontuou.

Rodrigo Sousa foi empossado como locutor na Rádio FM Universitária em agosto deste ano, mas já havia desempenhado a função como profissional terceirizado na rádio. O locutor ressalta que o apoio principal veio da Direção da Rádio e de seus colegas. "O desafio foi proposto pela direção da rádio e minha função está sendo fazer reportagens especiais. Claro que queríamos ganhar, mas sabíamos que por ser a primeira experiência, poderíamos não chegar à vitória, mas que bom que conseguimos alcançar o segundo lugar e estamos muito satisfeitos. Porém, é preciso estimular cada vez mais os colegas para fazerem mais reportagens especiais e buscar novos prêmios para a Universidade", completou.

Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes, ao lado dos jornalistas Rodrigo Sousa e Antônio Fontes

O Diretor da Rádio Universitário, Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes, conta que a premiação é resultado de um preparo que aconteceu ao longo do ano. "Para os meninos foi uma grata surpresa, já para mim é a coroação e o indicativo de que o trabalho que estamos fazendo permite os nossos profissionais a concorrer não só localmente, mas também em nível nacional. Além disso, nós procuramos incentivar e oferecer condições, para que cada vez mais os nossos profissionais cresçam. A sociedade, sem dúvidas, é que sai no lucro, porque os ouvintes passam a consumir um jornalismo de qualidade", acrescentou.

A Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Dourado, também reafirma o compromisso em apoiar os profissionais desta Instituição. "A premiação da Rádio FM UFPI é a consequência de um trabalho que vem sendo desenvolvido na gestão atual, de dar condições técnicas de equipamento e pessoal para o desenvolvimento de um trabalho competente do pessoal da emissora", afirmou.

A cerimônia de entrega do prêmio do V Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito será realizada no dia 30 deste mês, às 19h30 no Palácio da Música. Já a premiação do I Prêmio Cooperativista de Jornalismo Piauiense acontecerá no dia 11 de dezembro, Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina.