CTF: Alunos do Curso de Agente Comunitário de Saúde promovem ACS Solidário

20/11/2015 11:28

Os alunos do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, do Colégio Técnico de Floriano (CTF) e da Rede e-Tec Brasil/UPFI, entregaram cestas básicas a famílias carentes na cidade de Itaueira, Piauí.

A ideia do projeto se deu no terceiro módulo do curso, durante os estágios supervisionados, quando, ao se depararem com a realidade da micro área em que estavam atuando as tutoras presenciais, Rosianne Cipriano e Rossana Gomes, juntamente com os alunos, observaram que haviam famílias extremamente carentes. Com isso, as tutoras lançaram um desafio aos seus alunos, projeto que viria a se chamar ACS Solidário.

Aproximadamente 200 kg de alimentos foram doados

A intenção do projeto era arrecadar o máximo de alimentos não perecíveis para doação. Ao concluírem o III módulo, haviam arrecadado 200 kg de alimentos. A partir do IV módulo o projeto passou a beneficiar também a zona rural, atingindo resultados surpreendentes e superando as expectativas dos idealizadores.

Famílias carentes são beneficiadas com o ACS Solidário

A união entre alunos e tutoras e a imensa vontade de fazer algo pelo próximo fez da turma de Agente Comunitário de Saúde de Itaueira verdadeiros ACS solidários. A aluna do curso, Rosimery Pereira­, se mostrou satisfeita em participar da experiência. "Não tem nada melhor do que ser solidário sem pedir nada em troca", afirmou.

Alunos do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde se mobilizam em prol de fazer o bem

Para Marleane Barbosa, também aluna do curso, o ACS Solidário é uma iniciativa ímpar. "É uma sensação maravilhosa e comovente. É gratificante ver a felicidade estampada no rosto daquelas pessoas ao receber a cesta e saber que por uma ou duas semanas não vai faltar alimento em casa".