Professor da UFPI lança documentário na PUCRS

20/11/2015 11:39

O professor Dr. Ricardo Arraes do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPI, lançou na tarde de ontem (19/11), na PUCRS, o documentário "Memórias de paz e guerra: uma aventura no Sinai". O documentário é um longa metragem (1:40min) e conta a trajetória de onze gaúchos que participaram da primeira força de paz da ONU. O Batalhão Suez nome de fantasia da tropa brasileira, permaneceu durante dez anos na fronteira árabe-israelense (1957-1967) momento em que aquela conturbada região apresentou relativa paz entre palestinos e israelenses.

Professor Dr. Ricardo Arraes do Departamento de História e do programa de pós-graduação em história da UFPI

O lançamento coincide com o momento em que se discute a questão da paz mundial após os ataques terroristas em Paris. Este fato foi lembrado durante a argumentação do professor após o avant-première do filme. O Batalhão Suez recebeu o prêmio Nobel da paz em 1988 e todos os militares brasileiros são muito dignos recebedores desta honraria mundial. Deve-se ressaltar que entre os militares brasileiros encontram-se pelo menos 20 piauienses, também detentores de tamanha honraria em nome da paz.

O documentário "Memórias de paz e guerra: uma aventura no Sinai" é um dos produtos do estágio de pós-doutoramento do Professor Dr. Ricardo Arraes realizado pelo PROCAD que tem a parceria da UFPI-PUCSP e PUCRS.