IV Workshop da Pós-Graduação em Física da UFPI

25/11/2015 09:51

Teve início na manhã desta quarta-feira (25), o IV Workshop da Pós-Graduação em Física realizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Física e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Até esta sexta-feira (27), serão realizadas palestras e apresentações de alunos com o objetivo de promover a interação entre pesquisadores e estudantes. A abertura aconteceu no Auditório do Curso de Física da UFPI.

Abertura do IV Workshop de Pós-Graduação em Física

O Coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Renato Nunes, destacou que o workshop serve também para consolidar o mestrado em física na UFPI. "O curso de física é um exportador de cerébros. Antes do mestrado aqui, os alunos tinham que sair. O Mestrado em Ensino de Física dá mais uma opção de pós-graduação, e agora nossos alunos podem tanto seguir a carreira de pesquisa científica como a acadêmica, na área do ensino", ressaltou.

Aluno da Pós-Graduação em Física, Dayvison Weber Maia, apresentará sua pesquisa no evento

A pesquisa do aluno de Pós-Graduação, Dayvison Weber Maia, é uma das apresentações da programação do evento. "Vou apresentar os resultados do sistema na área de nanotecnologia, estrutura eletrônica e transporte de materiais baseados em grafeno que eu tenho estudado desde a iniciação científica e agora no mestrado", disse. "É importante, ainda, motivar os estudantes que estão entrando, para mostrar que é possível fazer pesquisa de ponta na UFPI. Aqui na universidade, temos muitos professores que desenvolvem pesquisas bem estruturadas e que estão inseridas na comunidade científica internacional", lembrou.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, Eduardo Girão

Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPI, Eduardo Girão, o workshop é importante tanto para alunos de mestrado como para os da graduação. "O objetivo é propiciar aos estudantes contato com pesquisadores para verem o que acontece na física atual e as tendências de pesquisas. Para que o estudante possa ter conhecimento geral do contexto da física brasileira e mundial. E também nutrir nos alunos de graduação o interesse de futuramente cursar uma pós-graduação, como continuação dos estudos", concluiu.

O IV Workshop da Pós-Graduação em Física contará com palestras nas quais se discutirão questões centrais da Física e do ensino de Física, com a participação de reconhecidos físicos que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo: física de nanomateriais de carbono, estado sólido, eletrônica molecular, fenômenos complexos, dinâmica de fluidos, sistemas fora do equilíbrio, ótica quântica e não linear e ensino de física.