XXIV Seminário de Iniciação Científica: 2º dia tem exposição de trabalhos

26/11/2015 13:25

Nesta quinta-feira (26), a programação da XXIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve prosseguimento com a apresentação dos pôsteres dos alunos inscritos no Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Central do Campus Universitário de Teresina, e no Espaço Noé Mendes. Durante o período da manhã, representantes de todos os câmpus da universidade trocaram experiências sobre os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas na Instituição.

A apresentação dos pôsteres dos alunos inscritos aconteceu no Espaço Rosa dos Ventos e no Espaço Noé Mendes

Divididos nas três grandes áreas do conhecimento científico (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes / Ciências Exatas da Terra e Engenharias / Ciências da Vida), os alunos dos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação Científica Voluntária (ICV) e Iniciação Científica (IC) apresentaram seus trabalhos à comissão de avaliação, composta por membros do CNPq e professores da UFPI.

O reitor da UFPI Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a vice-reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, visitaram a exposição e acompanharam a apresentação de trabalhos.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Para o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, este é um evento importante para o futuro da pesquisa na UFPI. "O PIBIC é um dos programas mais importantes porque é aqui que identificamos os novos pesquisadores e formamos os futuros professores e pesquisadores da UFPI. Estamos satisfeitos em registrar a presença maciça da comunidade acadêmica e a gama de trabalhos aprsentados, foram quase 800, um recorde na história do programa", destaca.

Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Segundo a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, a avaliação do segundo dia de exposições é extremamente positiva, pois cumpre sua missão de descobrir talentos e articular a graduação e a pós-graduação. "Nós iniciamos ontem com minicursos e a entrega de concessão do título de "Doutor Honoris Causa" a Professora Dra. Rosa Ester Rossini, que já marca o XXIV Seminário de Iniciação Científica. O PIBIC é um programa consolidado e nessa edição quase 800 trabalhos serão apresentados nesses três dias. Então há um crescimento expressivo, não só na quantidade, mas principalmente na qualidade. Temos 420 bolsistas e isto tem se traduzido em publicações, e em articulações de graduaçao e pós-graduação. Isto mostra a força do PIBIC e coloca a UFPI em uma posição privilegiada em termos de pesquisas".

O estudante de Ciências Sociais, Diarlison Lucas Silva da Costa apresentou o  trabalho "Juventudes,Suícidio e Religiosidades: Emoções Vivenciadas por Estudantes da UFPI"

O estudante Diarlison Lucas Silva da Costa foi orientado pela professora do Departamento de Ciências Sociais, Profa. Dra. Francisca Verônica Cavalcante, no desenvolvimento do trabalho "Juventudes,Suícidio e Religiosidades: Emoções Vivenciadas por Estudantes da UFPI". Diarlison contou que a proposta do trabalho é investirgar o suicídio, perpassando o campo da religião, e como esses campos influenciam e podem influenciar nessa prática."A pesquisa teve resultados expressivos, por exemplo, quando perguntados de ideações, 47% dos entrevistados afirmaram que têm ou conhecem amigos ou parentes com ideias suicidas, e é um número extremamante alto. Também trabalhamos com a questão das emoções como elemento social capaz de influenciar os hábitos da juventude e que pode ser um desencadeador das práticas suicidas. Os aspectos religiosos que influenciam nas tomadas de decisões, como por exemplo a sexualidade, podem influenciar no aparecimento de emoções negativas, como a depressão e o suicídio", afirmou.

O trabalho "Juventudes,Suícidio e Religiosidades: Emoções Vivenciadas por Estudantes da UFPI" teve como formas de coleta de dados a etnografia, 66 questionários, grupos focais, e foi realizada com os estudantes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) . "Foi idealizado como parte de uma pesquisa maior, pois pretende contribuir com o universitário pesquisando Teresina como um todo, já que é uma cidade com altos níveis de suícídio".

Confira mais fotos: