Rede E-Tec Brasil da UFPI forma 113 técnicos em Simplício Mendes

12/12/2015 14:19

Antônia Maria Guedes, 49 anos, enche os olhos de lágrimas ao relatar a realização do sonho de se tornar Técnica em Enfermagem. "Sempre quis fazer esse curso, mas nunca tive condições, meus pais não podiam me mandar para outro lugar. Depois, me casei, tive uma filha, mas, a vontade de fazer o curso continuou. De repente, apareceu esse curso aqui e minha filha me inscreveu, fiz a prova e passei. Eu moro há 60 quilômetros daqui e só perdi uma aula. Estou realizando um sonho", disse.

Antônia Maria Guedes faz o juramento do profissional de Técnico em Enfermagem

A história da Antônia Maria ilustra a conquista do grau de Técnicos em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Administração, conferido pelo Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, aos 113 estudantes da Rede E-Etec Brasil, do Colégio Técnico de Floriano/UFPI, polo de Simplício Mendes, há mais de 400 quilômetros de Teresina. A solenidade foi realizada na noite dessa sexta-feira (11).

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O Reitor destacou a satisfação em perceber que a UFPI tem contribuído para a formação de qualidade de estudantes na capital e no interior do Estado. "Sempre que acontece uma solenidade de colação de grau é um momento de muita alegria para todos que fazem a UFPI, porque sentimos que estamos cumprindo o papel da Universidade em formar profissionais qualificados. Quando isso acontece numa cidade distante da capital, como aqui em Simplício Mendes, onde observamos que toda a população veio prestigiar o evento, reconhecendo a importância da Instituição para a cidade, a alegria é muito maior", declarou.

Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto, Coordenador do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da UFPI

A Rede E-Tec Brasil da UFPI está presente em 25 cidades, com diferentes cursos técnicos. "É a qualidade do ensino que chegou a esses lugares, essa qualidade que nós precisamos dar para aquele estudante que não pode sair da cidade. É a Universidade chegando até ele, trazendo tudo o que há de mais novo e moderno, tendo todo o melhor aprendizado por meio dos professores mestres e doutores", destacou o Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto, Coordenador do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da UFPI.

Na noite de hoje (12), o Reitor vai participar ainda da colação de grau de mais estudantes da Rede E-Tec, no município de Conceição do Canindé.